O governo federal justificou a decisão informando que a situação está 'sendo enfrentada com mobilização interna'
Na última quarta-feira, 29, a oferta de ajuda humanitária proposta pela Argentina para auxiliar as vítimas das fortes chuvas na Bahia, foi recusada pelo governo federal. A decisão foi comunicada ao consulado argentino na noite de ontem.
O país vizinho havia disponibilizado a oferta de enviar profissionais especializados nos setores de saneamento, logística e nas áreas de apoio psicossocial.
O governo federal justificou a recusa informando que a situação em solo baiano está “sendo enfrentada com a mobilização interna de todos os recursos financeiros e de pessoal necessários”. As informações são do portal de notícias UOL.
Entretanto, o documento pontua: “na hipótese de agravamento da situação, requerendo-se necessidades suplementares de assistência, o governo brasileiro poderá vir a aceitar a oferta argentina de apoio da Comissão dos Capacetes Brancos, cujos trabalhos são amplamente reconhecidos”.
Antes da decisão do governo, o governador da Bahia, Rui Costa, havia agradecido o apoio oferecido pela Argentina e pediu agilidade do Brasil para autorização da ajuda internacional.
Meu agradecimento ao governo argentino pela oferta de ajuda humanitária às vítimas das enchentes na Bahia, em especial ao embaixador Daniel Scioli, ao cônsul-geral na Bahia, Pablo Virasoro, e à presidente da comissão nacional dos Capacetes Brancos, a embaixadora Sabina Frederic.
— Rui Costa (@costa_rui) December 29, 2021
De acordo com as últimas informações, 24 pessoas morreram e mais de 400 ficaram feridas em decorrência das fortes chuvas na região, ao todo, cerca de 630 mil pessoas foram atingidas pela tragédia.