Intérprete do antagonista Iceman em 'Top Gun' (1986), Val Kilmer retorna em 'Top Gun: Maverick' (2022), mas sob novas condições no papel; entenda!
Publicado em 07/10/2024, às 12h00 - Atualizado em 09/10/2024, às 20h06
Sem dúvidas 'Top Gun: Maverick', é um dos filmes mais comentados dos últimos anos. A produção, um dos maiores sucessos cinematográficos de 2022, garantiu o retorno de Tom Cruise como um de seus personagens mais emblemáticos, o piloto Pete "Maverick" Mitchell, apresentado ao mundo com o filme 'Top Gun - Ases Indomáveis', de 1986.
Além do comentado retorno de Tom Cruise como Maverick, outro personagem e ator bastante importante do primeiro filme que retornou foi Tom "Iceman" Kazansky, parceiro e também rival de Maverick, interpretado por Val Kilmer.
Porém, com uma condição de saúde do ator, o personagem também teve seu destino alterado, como pode ser visto em uma cena emocionante do novo filme, sendo acometido por uma doença que o impede de falar.
Mas afinal, o que aconteceu com Val Kilmer? Entenda!
Em 2017, Val Kilmer revelou em entrevista ao The Hollywood Reporter que enfrentava uma batalha contra um câncer na garganta há dois anos. Foi por isso, inclusive, que ele precisou se afastar de sua carreira como ator, visto que perdeu a capacidade de falar devido ao tratamento.
Tratando o câncer com radioterapia, traqueostomia e quimioterapia juntos, Val Kilmer precisou escolher entre se alimentar ou respirar normalmente. Por isso, acabou realizando um procedimento que só lhe permitiu, depois, alimentar-se através de um tubo, a custo de perder a capacidade de impor a voz nitidamente.
Por isso, hoje sua voz soa mais como um sussurro, e ele costuma usar um aparelho semelhante a um alto-falante portátil, que torna sua voz audível, com resultado robotizado.
"Você precisa fazer a escolha de respirar ou comer. É um obstáculo bastante presente em quem me vê," contou o artista.
+ Ícone dos anos 80: A dura saga de Val Kilmer
Assim, sem a possibilidade de usar sua voz, Val Kilmer viu sua carreira cinematográfica escapar por entre seus dedos, conforme ele mesmo ressaltou no documentário 'Val', lançado no Amazon Prime. Felizmente, um dos seus filmes de maior sucesso, 'Top Gun', de 1986, lhe permitiu retornar para a continuação, com ajuda de uma empresa de inteligência artificial chamada Sonantic.
Em 'Top Gun: Maverick', vemos uma pequena aparição de Kilmer em uma cena emocionante, em que é revelado que seu personagem também foi acometido por uma doença que o impossibilitava de falar; por isso, Iceman agora conversava com Maverick através de um computador.
Nas poucas falas que teve, sua voz ainda foi recriada por uma tecnologia de inteligência artificial desenvolvida pela Sonantic, que utilizou vários arquivos de áudio do próprio ator.
Em entrevista para a Page Six, Mercedes Kilmer, filha do ator, disse: "foi emocionante e muito especial para meu pai estar no set com todos os amigos que fizeram este filme quando tinham a minha idade".
Eles conseguiram dublá-lo com sua própria voz, o que é incrível", acrescentou Mercedes Kilmer. "É um feito tão técnico, ser capaz de projetar a voz dele dessa maneira, e não deixa de ser uma extensão dos feitos técnicos deste filme".
Por fim, Mercedes também disse ao New York Post a grande emoção no set de filmagens, com a cena: "Eu estava no set, vi ao vivo e foi extraordinário. Significa muito para meu pai, pois ele está muito orgulhoso desse filme. É isso que ele gosta de fazer".
'Top Gun: Maverick' será exibido pela TV Globo a partir das 22h25 desta segunda-feira, 7.