Depois de ter deixado para trás a vida na corte de Elizabeth II, o filho mais novo de Diana perdeu alguns benefícios; entenda se ele poderia assumir o trono britânico
A saída do príncipe Harry da família real, no início de 2020, chocou o mundo. O filho mais novo da falecida Princesa de Gales, Diana, optou por deixar para trás a vida na corte de Elizabeth II para viver com a família do outro lado do oceano, nos Estados Unidos.
Desde então, Harry e sua esposa Meghan Markle perderam os mais diversos privilégios que a monarquia britânica podia oferecer, desde títulos reais a ajuda financeira. Para se sustentar, o príncipe encontrou emprego e se libertou da honraria ‘Sua alteza Real’, sendo conhecido apenas por seu nome de batismo.
Mais de um ano após a saída da realeza, Harry e Meghan deram sua polêmica entrevista à apresentadora Oprah Winfrey, se distanciando ainda mais da família real e apontando questões controvérsias, como comentários racistas direcionados ao filho Archie.
A confissão serviu para fazer com que muitos ficassem do lado de Harry, principalmente fora do Reino Unido. Esses admiradores sonham com o dia em que o Duque de Sussex finalmente se tornará rei.
Embora tenha se libertado das regras e protocolos reais, as pessoas ainda se perguntam: Harry poderia, um dia, assumir o trono de Elizabeth II?
Segundo a ordem da linha de sucessão ao trono, Harry teria sim direto à coroa. De acordo com informações do jornal The Sun, mesmo sua saída da realeza não muda a regra que define quem deve receber o poder que hoje é de Elizabeth II.
Ainda assim, as chances de Harry se tornar oficialmente rei são pequenas. O filho de Diana se encontra na sexta posição para virar monarca, estando atrás do pai e da família inteira de seu irmão William.
O próximo a usar a coroa é Charles, Príncipe de Gales. Com 72 anos, o filho mais velho de Elizabeth espera pela renúncia ou repentina morte da mãe para assumir os deveres reais. Em seguida, quem ocupa a terceira posição é William, primogênito, que tem grande chance de virar rei, já que o pai está em idade avançada.
Após William, seus três filhos com Kate Middleton têm direito ao trono, sendo eles: George, 7 anos, Charlotte, 5 anos, e Louis, de 3 anos. Então, seria a vez de Harry, seguido por seu filho com Markle,Archie. Por ter tantas pessoas na fila, é capaz de nunca vivermos o reinado do Duque de Sussex — o que é provável que não seja seu desejo.
A única e trágica maneira que Harry ficaria com o poder antes do tempo planejado seria se William sofresse uma morte súbita e seus filhos fossem menores que 18 anos. Apenas assim, o príncipe assumiria como rei, mas por tempo limitado. Quando George alcançasse a maioridade, ele reclamaria o trono.