Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / A Maldição da Casa Winchester

A Maldição da Casa Winchester: Veja imagens reais da propriedade que inspirou o filme

Adicionado recentemente ao catálogo da plataforma de streaming Netflix, A Maldição da Casa Winchester é baseado em história real

por Thiago Lincolins
[email protected]

Publicado em 26/08/2024, às 11h18 - Atualizado às 16h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme A Maldição da Casa Winchester - Divulgação
Cena do filme A Maldição da Casa Winchester - Divulgação

Adicionado recentemente ao catálogo da plataforma de streaming Netflix, "A Maldição da Casa Winchester" chama atenção dos assinantes.

Marcado pelo suspense, o filme se baseia na história real de Sarah Winchester, que construiu uma casa de 160 cômodos, 40 escadas e 2.000 portas. O interior da propriedade, localizada em San José, na Califórnia, Estados Unidos, chama atenção: foi elaborada uma escada que termina no teto e uma porta que não é útil.

Além disso, a obra nunca chegou ao fim: até a morte da nobre, funcionários trabalhavam incansavelmente na estrutura da residência, resultando numa casa confusa. 

A lenda

A história, no entanto, se mistura no fato e ficção. O filme se baseia na lenda famosa a respeito da trajetória da milionária. É dito que ela teria erguido a casa em questão para se livrar da culpa do passado. 

"Uma herdeira milionária constrói uma mansão em forma de labirinto para afastar os espíritos de pessoas mortas pelo rifle fabricado por sua família", explica a sinopse do longa-metragem.

Em 2018, durante entrevista à Vanity Fair, Janan Boehme, então historiadora da Casa Winchester, discutiu a lenda em torno de Sarah. 

A verdadeira Sarah

"As pessoas naquela época não tinham um enorme complexo de culpa por armas. Elas eram uma ferramenta útil, algo que as pessoas precisavam para sobreviver", disse ela. Além disso, vale lembrar que a casa abriga um clube de tiro utilizado por visitantes.

A reputação de Sarahpode ter alimentado a lenda que envolve espíritos. Além de reclusa, a milionária viveu em luto pelo resto da vida. A estrutura confusa da casa, inspirada no antigo modelo vitoriano, também pode ser explicada. 

"Se você olhar para muitas casas vitorianas antigas que passaram por uma reforma extensa, você encontrará esse tipo de esquisitice", afirmou a historiadora. "Por exemplo, a primeira escada para o teto que é realmente bem conhecida, no começo do passeio, ela realmente subia. Mas ela colocou um corredor por cima dela". 

Entre o que é fato e mito, confira imagens da verdadeira Casa Winchester, hoje atração turística nos Estados Unidos.

Uma das escadas sem utilidade na Casa Winchester - Getty Images
Imagem mostra outra escada sem utilidade na casa - Getty Images
Construção de chaminé não finalizada - Getty Images
A casa por fora - Getty Images
A verdadeira Sarah Winchester - Getty Images
O interior da casa - Getty Images