Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Gladiador 2

Gladiador: O que realmente significavam os sinais dos imperadores com os dedos?

Tanto em 'Gladiador', de 2000, quanto em sua nova sequência, imperadores romanos selavam o destino de gladiadores com um gesto com as mãos; entenda!

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 16/10/2024, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'Gladiador 2' - Divulgação/Paramount Pictures
Cena de 'Gladiador 2' - Divulgação/Paramount Pictures

No próximo dia 14 de novembro, chega aos cinemas brasileiros o filme 'Gladiador 2', de Ridley Scott. O longa segue a história do épico lançado há mais de duas décadas, em 2000. Também dirigido por Scott, se consagrou como um clássico moderno, conseguindo 12 indicações ao Oscar e vencendo cinco delas, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator para Russell Crowe.

No novo filme, que nos leva ao Império Romano sob o comando dos imperadores Caracala e Geta, acompanhamos o gladiador Lucius (vivido por Paul Mescal), que inicia sua própria história de vingança em um cenário que se passa cerca de 20 anos após os eventos da produção de 2000.

"Anos depois de testemunhar a morte do reverenciado herói Maximus nas mãos de seu tio, Lucius (Mescal) é forçado a entrar no Coliseu depois que sua casa é conquistada pelos imperadores tirânicos que agora lideram Roma com ferro", informa o material promocional de 'Gladiador 2'. "Com raiva em seu coração e o futuro do Império em jogo, Lucius deve olhar para seu passado para encontrar força e honra para devolver a glória de Roma ao seu povo".

Algumas das cenas memoráveis do primeiro 'Gladiador' são do antagonista, Commodus (interpretado por Joaquin Phoenix), erguendo o punho e, com um gesto com o polegar — apontando o dedo para cima ou para baixo — decidia se o gladiador derrotado em batalha sairia do Coliseu vivo ou morto. E, apenas no que temos a partir de imagens de divulgação e trailer, sabemos que gestos com o polegar também estarão em 'Gladiador 2'.

No entanto, desde o lançamento do primeiro filme, a forma como os gestos foram utilizados ainda são razão para debate entre historiadores. 

+ Pão e circo mortal: Os gladiadores romanos realmente lutavam até a morte?

Joaquin Phoenix como Commodus em 'Gladiador' (2000) / Crédito: Reprodução/Universal Pictures

Sinais de mão

Em entrevista à Time, o professor de estudos clássicos Anthony Corbeill explicou que, no passado, os romanos detinham uma variedade de vocabulário não verbal, a partir de gestos com as mãos, assim como temos atualmente. E, com base em antigos relatos sobre a comunicação entre os romanos, é possível afirmar que, no que se refere aos gestos de polegar, 'Gladiador' é historicamente impreciso.

Se o imperador quisesse poupar a vida do gladiador derrotado, ele faria um punho fechado ou apontaria com o polegar para baixo, indicando que o vencedor deveria largar sua espada.

Já o polegar para cima era conhecido como "infestus pollex" ("polegar hostil", em tradução literal), equivalente a mostrar o dedo do meio hoje em dia, como um insulto ou mesmo ameaça.

Joaquin Phoenix como Commodus em 'Gladiador' (2000) / Crédito: Reprodução/Universal Pictures

Porém, fato é que houve uma inspiração para Scott criar a cena nos dois filmes. Uma série de esculturas, poemas e pinturas que sobreviveram ao tempo sugerem o uso de diferentes gestos, no entanto, uma provável inspiração para o criador de "Gladiador" foi uma pintura de combatentes na chamada 'Pollice verso' — uma frase latina que significa "com o polegar virado", usado nas lutas de gladiadores —, criada em 1872 pelo artista francês Jean-Léon Gérôme.

Na pintura, é possível presenciar o fim de uma luta de gladiadores. Na obra, apenas um guerreiro, o vencedor, está em pé olhando para a multidão, que gesticula com o polegar para baixo. Assim, a obra se tornou motivo de controvérsia entre historiadores, devido ao significado que a sociedade atual atribui ao gesto.

'Pollice verso', de Jean-Léon Gérôme / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Por que mudou?

Conforme repercute o Screen Rant, com base nos bastidores da produção de 'Gladiador', os roteiristas chegaram a Ridley Scott com seu roteiro, proposta para o filme e uma cópia de 'Pollice verso' em mãos, o que conquistou rapidamente o cineasta.

Conforme repercutido pelo Screen Rant, Ridley poderia ter pesquisado o verdadeiro significado do polegar para baixo entre os romanos, entretanto, assim como a maioria das pessoas faria hoje em dia, ele associou o gesto a um chamado para a morte. Além disso, vale lembrar que "Gladiador" não compreende um documentário. 

Ainda assim, por mais que essa primeira impressão fosse equivocada, ele optou por adotá-la no filme, pois o público entenderia melhor a mensagem desta forma, com um gesto negativo indicando a morte.