Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Edgar Allan Poe

Imagem mórbida de Edgar Allan Poe é equivocada, explica escritor

Um dos mais consagrados escritores do terror, Edgar Allan Poe costuma ser referenciado como uma pessoa sombria e mórbida; mas ele não era bem assim

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 16/10/2024, às 13h00 - Atualizado às 13h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Edgar Allan Poe - Getty Images
Edgar Allan Poe - Getty Images

Embora Shakespeare seja considerado por todos o maior escritor de língua inglesa que já existiu, aquele que mais marcou o gênero do terror, com seu estilo gótico e sombrio, certamente foi o americano Edgar Allan Poe. Ele é creditado como responsável pelo surgimento também do gênero de ficção criminal, criando obras extremamente emblemáticas na primeira metade do século 19.

Curiosamente, Allan Poe faleceu em 7 de outubro de 1849, com apenas 40 anos, sob circunstâncias até hoje enigmáticas, após ser encontrado inconsciente e incapaz de se comunicar na sarjeta em frente ao Gunner’s Hall no dia 3 de setembro daquele ano. Ele nunca recuperou sua consciência e morreu um mês depois, e até hoje segue incerto o que teria deixado o escritor naquele estado, o que sempre levantou uma série de teorias.

+ De Edgar Allan Poe a Alexandre, o Grande: 6 personalidades históricas que morreram de forma misteriosa

Edgar Allan Poe
O túmulo de Edgar Allan Poe, em Baltimore - Getty Images

Por essa morte enigmática e certamente por suas obras sombrias, Allan Poe se tornou uma figura ainda mais intrigante após morrer, sendo lembrado sempre como uma pessoa solitária e de ombros caídos — conforme podemos ver até em filmes recentes, como 'O Corvo', de 2012. Porém, segundo o escritor, jornalista e professor universitário Mark Dawidziak, em entrevista exclusiva à equipe do site Aventuras na História, em vida Edgar Allan Poe era bastante diferente do que muitos pensam.

"Charmoso e engraçado"

Autor de 'O Mistério dos Mistérios: A Morte e a Vida de Edgar Allan Poe', biografia sobre o escritor americano que chega ao Brasil pela Editora Cultrix, Dawidziak conta que "um estudo cuidadoso de sua vida mostra que a caricatura que fizemos de Poe está completamente errada".

Ele não era o solitário perpetuamente sombrio, mórbido, doentio e de ombros caídos como pensamos dele", esclarece Dawidziak na entrevista.
Capa do livro 'O Mistério dos Mistérios' e foto de Mark Dawidziak - Editora Cultrix

Em vez disso, o autor na verdade foi uma pessoa saudável e atlética durante a maior parte de sua vida. "Ele andava rapidamente com os ombros para trás, caminhando em um passo militar. Era um bom boxeador e conseguia vencer qualquer competição de salto. Ele podia ser charmoso e engraçado, tanto pessoalmente quanto na imprensa. Longe de ser um solitário, ele tinha um amplo círculo de amigos", completa.

+ Quem foi a jovem esposa de Edgar Allan Poe?

Reimaginado pelas obras

Embora tenha vivido apenas 40 anos, Edgar Allan Poe foi um autor tão ativo que, nestes anos, deixou obras suficientes para que a primeira coleção acadêmica deste acervo contasse com 17 volumes. E foi graças a essas obras, além do mistério em torno de sua morte, que ele foi imaginado como o homem sombrio e mórbido pelo qual muitos conhecem.

E, apenas uma pequena fração disso eram histórias de terror ou mistério. Ainda assim, esse pequeno grupo de histórias o definiu como escritor e pessoa. Ele foi um escritor incrivelmente prolífico, dedicado, cuidadoso e versátil", conclui Mark Dawidziak.

Texto: Éric Moreira/ Entrevista: Fabio Previdelli