Nova série da Netflix promete adaptar história do sombrio Edgar Allan Poe; confira produções baseadas em alguns de seus contos!
Na última semana, a Netflix divulgou que, em seu catálogo, chegaria uma produção bastante curiosa para os amantes de terror: 'A Queda da Casa de Usher', inspirada em um conto do sombrio e famoso Edgar Allan Poe. A minissérie terá 8 episódios, e estará disponível na plataforma vermelhinha a partir do dia 12 de outubro.
O conto de mesmo nome, no caso, foi publicado originalmente em 1839, sendo mais um belo exemplo do estilo gótico e atmosfera sombria pelo qual Allan Poe ficou conhecido, que o consagrou como um dos mestres do terror.
De acordo com comunicado da Netflix, a história acompanha "os implacáveis irmãos Roderick e Madeline Usher, que transformaram a Farmacêutica Fortunato em um império de riqueza, privilégios e poder. Mas os segredos do passado vêm à tona quando os herdeiros da dinastia Usher começam a morrer nas mãos de uma mulher misteriosa de sua juventude".
Além do mais, cria-se grande expectativa não só por se tratar de uma adaptação de Allan Poe, como também pela equipe envolvida na produção: ela foi criada por Mike Flanagan, responsável por sucessos como 'A Maldição da Residência Hill' e 'Missa da Meia-Noite', e conta com Carla Gugino, Annabeth Gish, Rahul Kohli e Bruce Greenwood no elenco.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o que aguardar da nova produção da Netflix, confira a seguir 5 filmes também baseados em contos de Edgar Allan Poe!
O nome em português, 'O Solar Maldito', pode causar estranheza; porém, este longa, dirigido por Roger Corman e lançado em 1960, é também inspirado no conto 'A Queda da Casa de Usher' (1839) — em inglês, o longa se chama 'House of Usher'. A verdade é que este conto é um dos mais famosos de Poe, e também um dos mais adaptados para o audiovisual, mas esta produção de 1960 certamente é uma das mais conhecidas.
Conforme a sinopse, "Roderick Usher [Vincent Price] acredita que sua família foi amaldiçoada com uma incurável loucura. Esta convicção o leva a tentar impedir de todas as maneiras o casamento de sua irmã Madeline [Myrna Fahey] com o noivo Winthrop [Mark Damon], a fim de evitar a continuidade da herança maldita".
Agora, caso você prefira assistir a um filme um pouco mais recente, 'Terroir', de 2014, pode ser uma boa opção. Escrito e dirigido por John Charles Jopson, o longa é baseado no conto 'O Barril de Amontillado' (1846), de Edgar Allan Poe; além disso, conta com Keith Carradine, Gaetano Guarino, Lina Otto, Fabio Marini, entre outros no elenco.
De acordo com a Collider, a trama acompanha o rico vinicultor Jonathan Bragg (interpretado por Keith Carradine), que certo dia contrata um inspetor toscano para investigar uma garrafa nunca vista em sua adega. Por fim, vale mencionar que este longa é uma produção independente americano-britânico-italiano, capaz de chamar atenção quem se interesse por obras mais "diferentonas".
Ainda falando de produções com uma pegada diferente, cabe na lista o filme 'A Mansão da Loucura', um filme de terror mexicano — mas gravado em inglês — de 1973, dirigido por Juan López Moctezuma. Este, por sua vez, é inspirado no conto 'The System of Doctor Tarr and Professor Fether' (em português, 'O Sistema do Doutor Tarr e do Professor Fether'), de 1845.
Este é um conto de comédia sombria de Edgar Allan Poe, que se concentra na visita de um narrador ingênuo e sem nome a um asilo mental nas províncias do sul da França. "Um homem é enviado para dentro da floresta para investigar o comportamento bizarro do notório e misterioso Dr. Tarr. Ele se depara com o calabouço de tortura do médico, um asilo infernal completamente isolado da civilização e presidido pelo mais definitivo demente", detalha a sinopse do longa.
Mais um caso de filme cuja tradução para o português não é literal, 'A Orgia da Morte' é inspirado no conto 'The Masque of the Red Death' ('A Máscara da Morte Vermelha', em tradução literal), publicado pela primeira vez por Edgar Allan Poe em 1842. O longa, por sua vez, teve sua estreia em junho de 1964, com direção e produção de Roger Corman.
No filme, vemos mais uma vez o rei do terror Vincent Price trabalhando ao lado de Corman, dando vida ao tirano Próspero, "um príncipe medieval italiano dedicado à busca do mal e ao culto ao diabo, goza a vida boa em seu estranho castelo no campo enquanto uma peste dizima a população de camponeses ao seu redor", descreve a sinopse.
Por fim, o mais antigo da lista: 'O Gato Preto' (em inglês, 'The Black Cat'), filme lançado no ano de 1934, ainda em preto e branco, e dirigido por Edgar G. Ulmer. E seu paralelo na grande coleção de contos de Edgar Allan Poe, que possui o mesmo nome e foi lançado em 1843, certamente é um dos mais conhecidos do autor estadunidense.
Um deleite para apreciadores de cinema cult, este filme pode ser bem datado e previsível para alguns, mas lembre-se: é o pioneiro. Além dos momentos de tensão, a trama ainda conta com aventura, suspense e mistério, quando "após um acidente, um casal recebe a hospitalidade de um morador local que vive sozinho em um enorme castelo. Ambos percebem que aceitar o convite não foi uma boa ideia, pois o anfitrião é um adorador do demônio", explica a sinopse.