Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Manifestação pró-Trump tem barcos com bandeiras nazistas: 'Doentio'

No último domingo, 13, comício de barcos em apoio à Trump teve bandeiras nazistas e gritos como 'Temos que tornar a América branca novamente'

Fabio Previdelli
por Fabio Previdelli
[email protected]

Publicado em 16/10/2024, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bandeiras nazistas em comício pró-Trump - Reprodução/ Redes Sociais / Twitter/ Leslie Abravanel
Bandeiras nazistas em comício pró-Trump - Reprodução/ Redes Sociais / Twitter/ Leslie Abravanel

No último domingo, 13, ocorreu a 'Trump Boat Parade', uma espécie de manifestação de barcos em apoio ao candidato à presidênciaDonald Trump. O evento, realizado em Júpiter, na Flórida, chamou a atenção pela presença de alguns barcos hasteando bandeiras com a suástica nazista

"Perto de Palm Beach agora. Todos os nazistas são eleitores de Trump. Doentio", publicou uma usuária do X (antigo Twitter) que presenciou a manifestação. Identificada como Lesley Abravanel, a apoiadora de Kamala Harris postou duas fotos de cinco pessoas a bordo de um barco com as bandeiras. 

Comentando a publicação, o grupo de defesa StopAntismemitism escreveu que a pessoa na frente do barco é o "conhecido antissemita Jon Minadeo II" e "seus comparsas da GDL (Goyim Defense League)" — neonazistas classificados como grupo de ódio pelo Southern Poverty Law Center. 

Segundo o NewsWeek, Minadeoé conhecido por seu histórico de ações neonazistas, incluindo ter sido preso na Polônia por compartilhar propaganda de extrema-direita nos portões de Auschwitz.

Já outro internauta, @TemosdnaH, postou um vídeo aparentemente filmado no barco carregando as bandeiras da suástica. As imagens parecem mostrar pessoas dizendo frases combinando slogans nazistas e de Trump, incluindo "Temos que tornar a América branca novamente" e "Heil Trump".

A sobrinha de Trump, Mary L. Trump, uma crítica frequente do tio, repostou as fotos no X, escrevendo : "Que porr* estamos fazendo?".

A resposta de Trump

No entanto, a campanha de Trump se defendeu, alegando que as bandeiras foram uma tentativa falsa dos "ativistas liberais" em boicotarem o evento — embora não tenham usado provas para confirmar isso.

Em uma declaração à Newsweek, Karoline Leavitt, porta-voz da campanha de Trump, disse: "Os apoiadores de Kamala estão atingindo níveis mais baixos de todos os tempos. Postagens nas redes sociais mostram que apoiadores genuínos de Trump identificaram esses idiotas como ativistas liberais tentando criar notícias falsas.