Em 'Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes', os personagens da clássica animação da década de 1980 retornam e têm destino selado; confira!
Publicado em 09/10/2024, às 12h00
Recentemente, a Netflix disponibilizou o filme 'Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes', que já figura entre os mais assistidos da plataforma da semana. Lançada em 2023, a produção se inspira no jogo de RPG 'Dungeons & Dragons', criado por Gary Gygax e Dave Arneson e lançado em 1974.
O jogo de tabuleiro, vale mencionar, também inspirou uma animação na década de 1980 que ficou popular no Brasil com o título 'Caverna do Dragão'. Nela, que foi produzida por apenas dois anos, acompanhamos um grupo de crianças — Eric, Bobby, Presto, Hank, Diana e Sheila — que chegam a um mundo mágico, onde vivem aventuras e, com a ajuda do Mestre dos Magos, tentam derrotar o Vingador e retornar para casa.
Uma curiosidade relacionando 'Caverna do Dragão' e 'Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes' é que, inspiradas no mesmo jogo, as produções compartilham o mesmo universo. E, por mais que as histórias não possuam relação direta entre si, no filme de 2023 o clássico grupo da animação — que foi cancelada, e não teve um final exatamente definido — aparece em cenas curiosas. Entenda!
+ Como foi o final nunca mostrado de Caverna do Dragão?
O novo filme foi dirigido por John Francis Daley e Jonathan M. Goldstein, e chama atenção com seu elenco, composto por Chris Pine, Michelle Rodriguez, Chloe Coleman, Regé-Jean Page, Justice Smith, Sophia Lillis, Hugh Grant e Daisy Head.
Em 'Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes', o bardo Edgin (Chris Pine) e sua melhor amiga, Holga (Michelle Rodriguez) são presos após um roubo mal-sucedido, mas, desesperado para reencontrar sua filha, Kira (Chloe Coleman), ele cria um plano para fugir da prisão antes que ela seja controlada por um ex-companheiro que o traiu e queria voltá-la contra o pai.
Para isso, Edgin precisa, antes de destruir o traidor, recuperar um bem precioso. Para atingir o objetivo, ele conta com a ajuda de Holga e um grupo de antigos e novos amigos em uma aventura alucinante. Como era de se esperar, o filme é recheado de referências para os fãs de D&D e de 'Caverna do Dragão', inclusive com a aparição dos próprios personagens da animação.
Em certo ponto do filme, o grupo principal se vê em meio a um desafio em uma arena, próximo ao fim da aventura. Eles, então, disputam contra outros dois times. Os mais atentos repararam que um deles é justamente o emblemático grupo de 'Caverna do Dragão'.
Na arena, os três times entram em um labirinto cheio de armadilhas, fazendo com que o time de 'Caverna do Dragão' acabe preso numa grande jaula. Quando os protagonistas quase encontram o mesmo destino, o grupo clássico até pede ajuda, mas é deixado à própria sorte.
Depois, a Maga Vermelha, vilã, transforma aqueles presentes na arena em mortos-vivos. O que grupo principal, felizmente, escapa. Depois, a arena é mostrada esvaziada. Assim fica a dúvida: o que aconteceu com os personagens do clássico Caverna do Dragão?
Na prática, não vemos o que acontece com Eric, Bobby, Presto, Hank, Diana e Sheila; porém, muitos teorizam que o famoso time de 'Caverna do Dragão' encontrou seu fim na arena. Assim como na animação, o desfecho do grupo permanece um mistério.
"Nós não matamos eles", afirmou Jonathan Goldstein, um dos diretores do longa, ao site Polygon. "Eles estavam seguros na cela Santuário e escaparam da pantera deslocadora. Vamos assumir o melhor".
Já o diretor John Daley explica que o grupo em questão pode ter sido afetado pela magia da vila: "Nós sugerimos isso, mas nunca dissemos claramente. Acho que não podemos fazer isso".