Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / A Maldição da Casa Winchester

Casa Winchester: Veja 5 curiosidades sobre a residência que inspirou o filme

Localizada em San Jose, na Califórnia, a misteriosa e intrigante Mansão Winchester é considerada um dos lugares mais mal-assombrada dos EUA — e até inspirou filme

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 26/08/2024, às 13h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mansão Winchester - Getty Images
Mansão Winchester - Getty Images

Na última semana, chegou ao catálogo da Netflix o filme 'A Maldição da Casa Winchester'. Mesmo tendo lançado em 2018, o longa configura atualmente como uma das produções mais assistidas da plataforma de streaming pelos brasileiros, e sua narrativa assombrosa vem intrigando cada vez mais o público.

"Sarah Winchester é herdeira de uma empresa de armas de fogo e acredita ser assombrada por almas que foram mortas pelo rifle criado por sua família, os Winchester. Após as repentinas mortes do marido e filho, ela decide construir uma mansão para afastar os espíritos. Quando o psiquiatra Eric Price parte para avaliar o estado psicológico de Sarah, ele percebe que talvez a obsessão dela não seja tão insana assim", narra a sinopse do filme.

Uma das razões para os assinantes do streaming estarem tão intrigados pelo filme é um fato bastante pontual: ele é inspirado em uma história real. A verdadeira Mansão Winchester está em San Jose, no estado norte-americano da Califórnia, e foi construída por Sarah Winchester, viúva do milionário diretor de armas de fogo William Wirt Winchester.

A propriedade passou 38 anos sendo construída, e ela nunca foi finalizada; além disso, a disposição de seus corredores e cômodos é no mínimo estranha, o que aumenta o ar misterioso da propriedade. Sua construção foi interrompida em 1922, após a morte por insuficiência cardíaca de Sarah Winchester — e, mais misteriosamente ainda, a mansão não foi deixada para ninguém em seu testamento, enquanto vários outros bens foram. Confira a seguir 5 curiosidades sobre a verdadeira Mansão Winchester:

+ A Maldição da Casa Winchester: A lenda que inspirou o filme

1. Maldição Winchester

Sarah Winchester na vida real e no filme, interpretada por Helen Mirren / Crédito: Getty Images / Reprodução/Netflix

Após a morte de sua filha e de seu marido em pouco tempo, Sarah Winchester foi visitar um médium. Durante a sessão, dizem as lendas, o médium lhe disse que ela deveria se mudar para o oeste e construir um lar para si mesma e para os espíritos de todos aqueles que foram mortos por rifles Winchester. E assim teria surgido a tal "maldição dos Winchester".

Vale mencionar que existem outras versões da história, que contam que a própria Sarah acreditava que sua herança era amaldiçoada pelos espíritos, e que ela se mudou e se refugiou na mansão para tentar escapar deles. De maneira geral, o que as pessoas mais acreditam é que Sarah Winchester queria um novo começo, e um projeto para manter sua mente ocupada.

2. Construção longa

Mansão Winchester / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

A construção da misteriosa mansão começou em 1884, quando Sarah comprou uma casa de fazenda no Vale de Santa Clara, na Califórnia. Foram contratados vários construtores e carpinteiros, mas não um arquiteto; e graças à natureza aleatória da obra, o projeto se tornou algo no mínimo estranho.

A casa chegou a possuir sete andares, mas sofreu danos em 1906 após um terremoto. Valem destaque nela várias características estranhas, como pisos e escadas irregulares, corredores que não levam a lugar algum, portas que não abrem e janelas que levam a outros cômodos. A construção só foi interrompida após 38 anos, após a morte de Sarah.

3. Labirinto

Uma das escadas sem utilidade na Casa Winchester / Crédito: Getty Images

Até hoje, muito se especula sobre quais seriam os planos de Sarah para a construção da casa, mas muitos acreditam que os corredores sinuosos e às vezes sem rumo foram projetados para formar uma espécie de labirinto, para confundir os fantasmas e espíritos que supostamente a assombravam.

Ao todo, segundo o site History Hit, ali existem 160 cômodos (um número que ainda é debatido), incluindo 47 lareiras, 6 cozinhas, 3 elevadores, 10 mil janelas e 52 claraboias. Inclusive, Sarah teria encomendado janelas sob medida a um prestigiado artista, que refratariam a luz e criariam um arco-íris no ambiente — caso fossem instaladas em um espaço com luz natural.

4. Número 13

Chaminé não finalizada na Mansão Winchester / Crédito: Getty Images

Apenas os mais atentos que visitam a mansão podem reparar em algo bastante peculiar: existem janelas com 13 painéis, tetos com 13 painéis e lances de escadas com 13 degraus; alguns cômodos contam com até 13 janelas. E não se sabe exatamente porque Sarah atribuiu tamanha importância ao número 13.

E não é apenas sobre a casa que o 13 se faz presente na vida de Sarah: seu testamento era dividido em 13 partes, e foi assinado 13 vezes. De fato, o significado que Sarah Winchester atribuía ao número era imenso, mas não se sabe se isso era por alguma superstição ou mesmo uma fixação de uma mulher problemática.

5. Mal-assombrada

Escada sem utilidade na casa / Crédito: Getty Images

Hoje, a Mansão Winchester pode ser visitada por turistas de todo o país, muitos dos quais relatam incômodos e avistamentos de fenômenos inexplicáveis; alguns até mesmo afirmam ter visto fantasmas lá, especialmente no terceiro andar. Por isso, a propriedade é considerada um dos lugares mais mal-assombrados de todo o país.

Devido à popularidade da história, a casa permaneceu aberta ao público desde 1923, quando se tornou propriedade da família, e em 1974 foi designada como Marco Nacional. Hoje, é possível até mesmo realizar visitar guiadas em 110 dos cerca de 160 cômodos, para aqueles que queiram arriscar descobrir se ela é mal-assombrada mesmo ou não.