Uma das séries mais famosas da História, Breaking Bad mostra a vida dupla de um professor de química que passa a produzir drogas
Publicado em 23/02/2024, às 10h09 - Atualizado em 24/02/2024, às 14h16
Lançada em 2008, a série Breaking Bad ainda fascina diferentes gerações. Abraçada pelo público e pela crítica, a série ainda é capaz de conquistar fãs mais de 10 anos após sua estreia.
Na série, disponível na Netflix, o público acompanha a turbulenta história do professor de química Walter White (Bryan Cranston). A sua vida comum passa é virada do avesso quando ele descobre um câncer em estado avançado. Pensando no futuro de sua família, White começa a produzir metanfetamina.
Com uma história eletrizante e personagens icônicos, muitos podem se perguntar se o professor, que tem uma vida dupla, é baseado numa história verdadeira. Inclusive, o nome do personagem viralizou com a saga de Renato Cariani.
Influenciador e um dos nomes mais famosos do fisiculturismo no país, Renato, que tem 47 anos, se tornou alvo da PF, que mira o desvio de produtos químicos para produção de drogas. Foi suficiente para que a suspeita fosse comparada a história do personagem de Breaking Bad.
Inclusive, foi lançado recentemente The Broken And The Bad, um documentário que retrata as história reais que inspiraram o universo de Breaking Bad. No entanto, vale ressaltar que o personagem Walter White não passa de ficção.
Embora muitas pessoas tenham apresentado uma história semelhante na vida real, Walter é fruto da imaginação de Vince Gilligan, o criador da série.
Em 2019, durante entrevista ao NPR, ele revelou como surgiu a ideia para criar a história retratada em Breaking Bad.
"Eu estava prestes a completar 40 anos", disse ele. "E, talvez, eu estivesse pensando em termos de, você sabe, uma iminente crise de meia-idade. E para esse fim, acho que Walter White, pelo menos nas primeiras temporadas de Breaking Bad, é um homem que está sofrendo, talvez, da pior crise de meia-idade do mundo. E embora - na verdade, para ser preciso, suponho, no primeiro episódio, ele descobre que é mais uma crise de fim de vida do que uma crise de meia-idade. Mas talvez seja isso que me inspirou".
De qualquer maneira, Vice Gilligan recebeu feedbacks positivos de pessoas que atuam no mercado ilegal. Em 2013, repercutiu o portal de notícias UOL, ele afirmou que ouviu de "envolvidas no mercado da metanfetamina" que Breaking Bad é bastante realista.