Instrumento de mídia com maior alcance no país, o aparelho possibilitou memórias importantes aos brasileiros em sua fundação
Hoje sendo o principal veículo para a chegada de informação e entretenimento no Brasil, a televisão teve um início de passos curtos em terras tupiniquins, com altos investimentos para tentar fazer a tentativa engrenar. A primeira transmissão de TV no Brasil aconteceu em 18 de setembro de 1950 com a Rede Tupi.
O início possibilitou a soberania do veículo em poucos anos, adaptando figuras célebres do teatro e rádio para a caixa antenada. Por muitos anos, a Tupi foi a maior emissora do nosso país, criada pelo empresário Assis Chateaubriand – ele trouxe equipamentos e técnicos dos Estados Unidos, que instalaram duas antenas na cidade de São Paulo.
Oito anos depois, em 1958, o Brasil instaurou o Dia da Televisão após a Eugenio Pacelli, então Papa Pio XII, homenagem a Santa Clara de Assis, referenciando seu episódio onde conseguiu visualizar a missa matinal de Natal nitidamente, mesmo não estando no local, como informa o portal Brasil Escola. Sabendo disso, separamos sete curiosidades sobre a data que entrou para a história.
Como as pessoas não tinham aparelhos de TV, Chateaubriand também presenteou amigos e parentes com 200 deles. Desses aparelhos, 22 foram postos em vitrines de lojas no centro da capital paulistana para que o povo pudesse assistir à novidade na rua.
No aniversário de um ano da TV no Brasil, havia apenas 7 mil televisores em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde foi inaugurada a Tupi Rio. A grade de programação era composta por atrações de variedades, teleteatros e noticiário – tudo isso era apresentado das 17h às 22h.
As primeiras imagens transmitidas eram onduladas, pouco nítidas e em preto e branco. Além disso, o alcance da transmissão chegava a apenas 100 quilômetros. Ou seja, mesmo se muita gente tivesse o aparelho de TV, poucos conseguiriam, de fato, acompanhar a programação.
Se você se incomoda com comerciais nos dias atuais, imagine 70 anos atrás. Isso porque entre um programa e outro havia longos intervalos comerciais (esse tempo era necessário para trocar os cenários, por exemplo).
Em 1956, o número de pessoas com televisão em casa aumentou bastante. Na época, foram vendidos cerca de 1,5 milhão de aparelhos (o Brasil tinha cerca de 51 milhões de habitantes na época).
Também apareceram novas emissoras, como TV Excelsior, Globo, Bandeirantes e Rede Record. Já a Tupi, com problemas financeiros, entrou em decadência.
Depois de quase 20 anos de existência no Brasil, fazer televisão passou a ser um processo mais profissional. A Globo, por exemplo, foi a primeira emissora a operar em rede: a mesma programação era exibida em mais de um estado ao mesmo tempo.
Importantes eventos impulsionaram as vendas de TV ao longo desta década. Entre eles, a Copa do Mundo, o término da Guerra do Vietnã e o fim dos Beatles. Além disso, em 1972, os aparelhos em cores surgiram por aqui – a primeira transmissão colorida foi de uma festa na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, pela TV Difusora.
++Saiba mais sobre o tema através de grandes obras disponíveis na Amazon Brasil
Biografia da televisão brasileira, Flávio Ricco, 2017 - https://amzn.to/2UytpVZ
101 atrações de TV que sintonizaram o Brasil, Patrícia Kogut, Ebook - https://amzn.to/38a79FJ
História da televisão no Brasil: Do Início aos Dias de Hoje, Ana Paula Goulart Reibeiro, 2010 - https://amzn.to/2UBbYUz
A televisão levada a sério, Arlindo Machado, Ebook - https://amzn.to/3744s7z
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W