Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Beatles

Da formação a separação: 5 dúvidas que você já pesquisou no Google sobre os Beatles

Na década de 1960, Paul, George, John e Ringo formaram em Liverpool, no Reino Unido, uma das mais importantes bandas de todos os tempos: os Beatles

Éric Moreira Publicado em 03/04/2024, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os Beatles (Paul, George, Ringo e John, respectivamente) - Getty Images
Os Beatles (Paul, George, Ringo e John, respectivamente) - Getty Images

Na década de 1960, o mundo presenciou uma série de transformações políticas, sociais e culturais que marcariam a História. Foi nesse cenário repleto de transformações que o mundo da música se deparou com uma banda marcante. No começo da década de 1960, os jovens Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr se reuniram em Liverpool, no Reino Unido, e formariam os Beatles.

De fato, é raro encontrar quem nunca tenha ouvido falar dos Beatles, ou mesmo que não conheça alguma de suas músicas. Entre seus maiores sucessos estão 'Here Comes the Sun', 'Let it Be', 'Yesterday', 'Hey Jude'... Na verdade, listar os sucessos seria quase impossível, já que a banda segue com muitos fãs mesmo décadas após seu fim, e segue com algumas das canções mais influentes do mundo.

+ Os relatos do policial que interrompeu o último show dos Beatles

Imagem dos quatro integrantes da banda 'The Beatles' / Crédito: Getty Images

Com isso em mente, separamos algumas das dúvidas que você já pesquisou no Google a respeito do quarteto mais icônico da história da música. Confira abaixo!

1. Como surgiram?

Era março de 1957 quando John Lennon, na época com apenas 16 anos, formou o grupo 'Blackjacks' — que depois mudaria de nome para 'The Quarrymen' — com alguns colegas de escola.

Eventualmente, Paul McCartney, com 15 anos, se juntou à banda como guitarrista rítmico. Já em 1958, ele chamou seu amigo George Harrison para conhecer a banda, e também acabou recrutado.

George Harrison, Paul McCartney e John Lennon, respectivamente, com Ringo Starr ao fundo / Crédito: Getty Images

Esses três mencionados, que não se separariam por um bom tempo, formavam o grupo 'Johnny and the Moondogs', e sempre tocaram rock quando encontravam um bom baterista. O icônico quarto membro, Ringo Starr, só entrou em 1962. Na época o grupo já era o lendário 'The Beatles', nome adotado em 1960.


2. Por que acabaram?

Embora a carreira dos Beatles tenha sido marcada por um sucesso meteórico, ocupando as paradas de sucesso não só do Reino Unido, mas também de vários outros países por anos a fio, a banda não perdurou por muito tempo, e se separou em 1970.

Capa do disco 'Abbey Road', dos Beatles / Divulgação/Apple Corps

A razão para a separação da banda, porém, é controversa. Alguns apontam que o abandono de turnês em 1966 e a morte do empresário Brian Epstein, em 1967, tenham sido fatores relevantes, entretanto, uma série de conflitos surgiram devido a diferenças artísticas entre seus integrantes

+ O verdadeiro responsável pelo fim dos Beatles, segundo Paul McCartney


3. Quanto tempo juntos?

Como se pode notar, os Beatles de fato — afinal, esse nome da banda existe desde 1960 — ficaram juntos por apenas 10 anos, até decidirem se separar. Logo após a separação, os músicos partiram para carreiras solo.

Os Beatles se apresentando em um programa televisivo, com Jimmy Nicol substituindo o baterista Ringo Starr / Eric Koch/Anefo/Creative Commons

Nos 10 anos de atividade, os Beatles chamavam atenção em todo lugar, devido ao grande número de fãs que sempre reuniam e até mesmo outras polêmicas. 

Como exemplo, podemos relembrar a fala de John Lennon de que eles seriam maiores que o Cristianismo, isso sem mencionar o incômodo que causavam a conservadores com seu uso de drogas e alucinógenos descarados nas canções. Toda essa euforia em torno do quarteto ficaria conhecida como a 'Beatlemania'.

+ Afinal, como começou a briga dos Beatles com a Igreja?


4. Quais continuam vivos?

No dia 8 de dezembro de 1980, o mundo inteiro foi abalado com a notícia de que John Lennon havia sido esfaqueado e morto em Nova York. Seu assassino foi Mark Chapman, que tem a vida destrinchada no documentário "John Lennon: Murder Without a Trial".

Mais de duas décadas depois, outro membro da banda também faleceria: George Harrison, em 29 de novembro de 2001, em decorrência de um câncer de pulmão.

+ Os detalhes do assassinato de John Lennon por Mark David Chapman

Hoje, os únicos dois membros vivos dos Beatles são Paul McCartney, atualmente com 81 anos, e Ringo Starr, com 83 anos.

Paul McCartney e Ringo Starr em 2014 / Crédito: Getty Images

5. Quem é Yoko Ono?

Uma figura controversa e que nunca é deixada de lado quando se fala dos Beatles é Yoko Ono. Durante mais de uma década, foi esposa de John Lennon — com quem teve um filho, Sean.

Ela foi injustamente apontada como uma das razões por trás da separação dos Beatles, o que os membros ainda vivos negam, conforme revelado por Paul em entrevista de 2021 ao 'This Cultural Live', da BBC Radio 4.

Yoko Ono em 1969 e em 2013 / Crédito: Foto por Eric Koch / Anefo pelo Wikimedia Commons / Getty Images

Hoje com 91 anos, ela é uma ativista, cantora, compositora, cineasta e artista plástica, e vive em Nova York. Uma curiosidade é que ela nasceu em Tóquio, no Japão, em fevereiro de 1933.