Confira histórias de juventudes que foram destruídas por conta de conflitos armados
1. As últimas testemunhas: Crianças na Segunda Guerra Mundial, de Svetlana Aleksiévitch (2018)
A obra As últimas testemunhas: Crianças na Segunda Guerra Mundial, de Svetlana Aleksiévitch relata a história de sobreviventes que testemunharam os horrores da Segunda Guerra Mundial durante a infância. Mais de 13 milhões crianças foram mortas neste período, e somente na Bielorrússia havia cerca de 27 mil em orfanatos. A jornalista Svetlana Aleksiévitch entrevistou centena de sobreviventes, entre 1978 e 2004, que narraram as atrocidades que presenciaram e sofreram neste período.
2. O diário de Anne Frank, de Anne Frank (1995)
Publicado originalmente em 1947, o diário da jovem judia Anne Frank aborda sua vida enquanto esteve escondida em um Anexo Secreto, durante o Holocausto. Além de retratar seu cotidiano no local, com outros refugiados, Anne Frank relata as perversidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial.
3. Criança 44, de Tom Rob Smith (2008)
Criança 44, de Tom Rob Smith se passa em 1953, na antiga União Soviética comandada por Stalin. Quando o corpo de uma criança é encontrado em uma ferrovia, o agente do Estado Liev Demidov desconfia que a criança possa ter sido assassinada. Portanto, o personagem passa a ser considerado inimigo do Estado.
4. A Cruzada das crianças / Vidas imaginárias, de Marcel Schwob (2008)
Publicado originalmente em 1896, a obra A Cruzada das crianças, de Marcel Schwob narra a história de um grupo de crianças que teriam marchado até Jerusalém. Ocorrida por volta de 1212, elas migraram do sul da Europa para Jerusalém, com o objetivo de tomar de volta a Terra Santa. No caminho, se envolveram em um conflito e os sobreviventes foram vendidos como escravos.
5. Meninos em guerra - História de amizade e conflito na África, de Jerry Piasecki (2012)
Meninos em guerra - História de amizade e conflito na África, de Jerry Piasecki conta a história de Thomas e Deng, duas crianças que se aproximam após serem recrutadas como guerrilheiras. Ao serem sequestrados por milicianos de uma república africana, os meninos são obrigados a lutar pela própria sobrevivência.
+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras:
1. As últimas testemunhas: Crianças na Segunda Guerra Mundial, de Svetlana Aleksiévitch (2018) - https://amzn.to/2BQToNS
2. O diário de Anne Frank, de Anne Frank (1995) - https://amzn.to/2Pu70GL
3. Criança 44, de Tom Rob Smith (2008) - https://amzn.to/341mJ4e
4. A Cruzada das crianças / Vidas imaginárias, de Marcel Schwob (2008) - https://amzn.to/346E8Zh
5. Meninos em guerra - História de amizade e conflito na África, de Jerry Piasecki (2012) - https://amzn.to/36g4KJ5
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.