Vegetais, fósseis, ecossistemas e muito mais. Conheça mais sobre o profissional que estuda a formação da vida em nosso planeta
Você já imaginou como era o planeta há milhões de anos, quando tudo era puramente natureza? Nós nem conseguimos imaginar como eram os seres vivos, os organismos e as mudanças que a Terra sofria a cada tempo. E é para isso que a paleontologia se dedica a todos esses estudos, que são celebrados no dia 07 de março.
Comemorado no mesmo dia da fundação da Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP), o Dia do Paleontólogo é reconhecido pela lei, criada pelo Governo do Estado de São Paulo (Lei nº 2.818, de 30 de abril de 1981). Entretanto, o calendário estadual institui o dia 15 de junho como data oficial, dado que não é oficializado pela SBP, que reconhece apenas 07 de março.
Diferente do que muitas pessoas pensam, o paleontólogo não estuda apenas os dinossauros. Conheça algumas das áreas exploradas pelos profissionais:
PALEOBOTÂNICA
Como o próprio nome sugere, o estudo de fósseis vegetais é realidade na paleontologia. Os restos mineralizados de plantas que existiram em um passado distante no planeta Terra, são objetos de estudo para obter informações sobre a evolução do mundo e suas mudanças botânicas.
PALEOZOOLOGIA
O mais conhecido é o setor que estuda os restos mineralizados dos animais que existiam há centenas de milhares de anos na Terra. O estudo de fósseis é necessário para compreender a formação rochosa e, até mesmo, entender os hábitos humanos em períodos históricos como alimentares, criações de animais, cultura de plantas e etc.
PALEOECOLOGIA
Com o objetivo de criar um modelo detalhado sobre os ecossistemas do passado, a paleoecologia inclui o estudo de fósseis e seus organismos, entretanto apenas sobre os ciclos de vida dos restos analisados. Parte dos estudos da paleoecologia se concentra nos últimos dois milhões de anos, período que ainda não está bem representado nas pesquisas sobre a evolução.
PALEONTOLOGIA E ARQUEOLOGIA
Muitos pensam que as áreas da arqueologia e paleontologia são equivalentes, entretanto, os arqueólogos se diferenciam por não trabalharem com os restos de seres vivos. A arqueologia é considerada uma ciência social, que estuda e analisa as culturas e modos de vida adotados por sociedades humanas. O paleontólogo é o profissional que desenvolve estudos na parte biológica e geológica, estudando vestígios de formas de vida animal, vegetal e etc.