Cientistas chineses anunciaram o sucesso, pela primeira vez, na clonagem de duas cabras tibetanas com mesma técnica da ovelha Dolly; assista!
Um grupo de cientistas chineses anunciou que usou a mesma técnica de clonagem da ovelha Dolly para replicarem, com sucesso, uma dupla de cabras tibetanas pela primeira vez.
+ Macaco-rhesus é clonado a partir de técnica de transplante de placenta
Os pesquisadores anunciaram que a clonagem das cabras foi feita através de um processo de células somáticas — que envolve a transferência do núcleo de uma célula adulta para um novo óvulo. Esse óvulo, então, é implantado numa 'mãe de aluguel'; que dá à luz a um bebê com 0% de seu DNA, mas com 100% do material genético do doador.
Segundo o Daily Mail, as cabras tibetanas clonadas nasceram na província de Qinghai, na China, em um processo realizado por pesquisadores da Northwest A&F University.
À agência de notícias Xinhua, o cientista chefe do programa de clonagem, Su Jianmin, disse que o primogênito das duas cabras nasceu com cerca de 3,5 quilos e "está saudável". Não houve menção ao segundo animal.
Segundo os cientistas, a clonagem foi feita para "restaurar e preservar" o material genético de "indivíduos excelentes" da população — um processo difícil para criadores e pastores. Assim, a equipe pretende clonar as cabras que produzem as maiores quantidades de lã valiosa.
Os cientistas não esclareceram se pretendem dar detalhes do processo através de uma publicação científica, mas a mídia estatal publicou um vídeo das ovelhas clonadas ao lado de sua 'mãe'; assista!