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Matérias / Henrique VIII

Veja o quadro que fez Henrique VIII se apaixonar pela esposa

No Louvre, quadro relembra a história de Ana de Cleves, quarta esposa do rei Henrique VIII; relembre a pintura que carrega história curiosa

Redação Publicado em 14/08/2024, às 20h00

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Henrique VIII (à esqu.) e retrato de Ana de Cleves (à dir.) - Domínio público
Henrique VIII (à esqu.) e retrato de Ana de Cleves (à dir.) - Domínio público

Ana de Cleves foi a quarta esposa do rei Henrique VIII,pertencente à dinastia Tudor, que governou a Inglaterra de 1509 a 1547. O rei, que estava viúvo, concordou com o casamento após ver um retrato dela, restaurado recentemente e exposto no Museu do Louvre, em Paris, França.

A pintura original, concluída em 1539, foi realizada por Hans Holbein, o pintor da corte encarregado de retratar as pretendentes do monarca. A escolha de Ana de Cleves como esposa foi sugerida por Thomas Cromwell, conselheiro do rei, com o intuito de formar uma aliança com o ducado protestante de Cleves, conforme reportado pela revista Smithsonian Magazine.

A obra retrata Ana de Cleves vestida com um elegante vestido vermelho de veludo e adornos na cabeça, pescoço e mãos, sobre um fundo azul. Embora Henrique VIII tenha ficado inicialmente impressionado com Cleves através do retrato de Holbein, ele se decepcionou ao conhecê-la pessoalmente em 1540. Segundo a historiadora Tracy Borman, o rei ficou chocado ao descobrir que ela era "alta, de ossos grandes e feições fortes".

Apesar da desilusão inicial, o casamento ocorreu, mas foi anulado seis meses depois sob a alegação de que a união "permaneceu sem consumação", conforme destaca a Smithsonian Magazine.

Retrato de Ana de Cleves, esposa de Henrique VIII - Domínio público

A pintura

A pintura está no Louvre desde 1793, mas passou recentemente por um extenso processo de restauração. Agora, pode ser apreciada na sala 811 da ala Richelieu, como anunciado pelo Museu em sua conta no Instagram em março deste ano.

Antes da restauração, o quadro apresentava cores desbotadas, com o fundo tendendo ao verde e o vestido assumindo uma tonalidade mais marrom. Após a restauração, as cores tornaram-se mais vibrantes e fiéis ao original.