Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Henrique VIII

Retrato desaparecido de Henrique VIII é encontrado após publicação em redes sociais

Consultor de arte, Adam Busiakiewicz descobriu retrato valioso de Henrique VIII, encomendado na década de 1590, após postagem no X; entenda!

Fabio Previdelli
por Fabio Previdelli
[email protected]

Publicado em 29/07/2024, às 14h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Quadro de Henrique VIII que estava perdido - Reprodução/X
Quadro de Henrique VIII que estava perdido - Reprodução/X

Considerado perdido há muito tempo, um famoso retrato do rei Henrique VIII foi encontrado após um historiador de arte o ver no fundo de uma foto compartilhada nas redes sociais. A pintura faz parte da coleção de 22 retratos encomendados na década de 1590 pelo tapeceiro Ralph Sheldon — das quais poucas sobreviveram até os dias atuais. 

+ Marcações em livro mostram Henrique VIII arrependido em seus últimos anos de vida

Tudo começou depois que Adam Busiakiewicz, que trabalha como consultor para a famosa casa de leilões Sotheby's, viu a pintura ao fundo de uma foto postada pela Tenência de Warwickshire, no X, no começo de julho. Na ocasião, a conta havia compartilhado uma foto de uma recepção realizada no Shire Hall. Veja!

O fato de eu ter tido a sorte de juntar as peças [do que era] em uma hora é muito emocionante", disse Busiakiewicz à BBC. "Passo muito tempo pensando em pinturas e olhando para as paredes das pessoas".

Em seu blog, o especialista explicou que reconheceu a pintura devido ao topo arqueado característico do retrato — que é específico das outras pinturas do conjunto Sheldon; que se encontram penduradas na National Portrait Gallery, em Londres, no Eton College e na Knebworth House.

O retrato de Henrique 

Após o historiador alertar as autoridades sobre suas suspeitas, ele foi convidado pelo Conselho do Condado de Warwickshire para analisá-la mais de perto. Desde sua descoberta, repercute o The Independent, o quadro foi levado para o Centro de Coleções do Museu do Conselho para pesquisas adicionais.

+ Detector de metais descobre pingente de ouro Tudor ligado a Henrique VIII

Embora um preço preciso para o retrato não tenha sido especificado, Busiakiewicz observou que outras obras pertencentes a coleção de Sheldon haviam sido vendidas por cerca de 200.000 libras (algo em torno de R$ 1,4 bi)

O conjunto de 22 pinturas de Sheldon foi vendido em leilão, e a maioria delas continua desaparecida até hoje. Pesquisas estão em andamento para estabelecer o que aconteceu com o retrato de Henrique VIII e como ele chegou ao Shire Hall.

"Este retrato de Henrique VIII é uma notável pintura Tudor de um dos reis mais conhecidos da Inglaterra. Desde que os atuais donos do Castelo de Warwick venderam um retrato fabuloso de Henrique VIII do castelo em 2015, Warwick precisava de uma imagem importante deste rei para ficar em seu lugar", disse o pesquisador ao Coventry Live.

Ele pode ser o rei inglês mais conhecido, mas há apenas alguns retratos de Henrique VIII pintados no período Tudor", esclareceu Aaron Manning, historiador de Warwick e gerente de interpretação dos Palácios Reais Históricos. 

"É maravilhoso que um retrato perdido do século 16, especialmente um encomendado e exibido em uma casa de Warwickshire, tenha sido redescoberto; uma adição realmente importante à já rica história da cidade", finalizou.