Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Sexta-feira 13

Sexta-feira 13: Filme de terror é inspirado em história real?

Com uma máscara de hóquei, o serial killer Jason Vorhees se tornou um marco dos filmes de terror com a franquia 'Sexta-feira 13'

Redação Publicado em 05/11/2024, às 16h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da franquia 'Sexta-feira 13' - Divulgação
Cena da franquia 'Sexta-feira 13' - Divulgação

A franquia cinematográfica "Sexta-Feira 13", uma das mais famosas do cinema, é conhecida por seu enredo tétrico. Assim, muitos podem se questionar se a história do primeiro filme se baseia em um evento real.

"Sexta-Feira 13" consolidou-se como um clássico do horror, gerando uma longa sequência de filmes e transformando o fictício acampamento Crystal Lake no local de refúgio mais temido dos Estados Unidos. Composta por doze filmes, a franquia e seu infame assassino Jason Voorhees instigam diferentes gerações.

Embora muitos membros da equipe de produção tenham negado qualquer conexão com eventos verídicos, um massacre ocorrido na Finlândia em 1960 apresenta detalhes assustadoramente semelhantes aos filmes. O caso dos assassinatos no Lago Bodom, onde quatro adolescentes foram brutalmente atacados, resultando na morte de três deles, ecoa a premissa do filme de terror, repercute a CBR.

A franquia

A natureza fundamentada desses assassinatos levanta a questão se o filme original foi inspirado em fatos. A série "Crystal Lake", prestes a estrear no serviço de streaming Peacock e funcionará como prequela do filme de 1980, reacendeu o interesse sobre as possíveis origens da história.

Iniciada com o slasher original de 1980, "Sexta-Feira 13" não teve Jason Voorhees como antagonista principal desde o início; sua mãe, Pamela Voorhees, foi a primeira assassina, buscando vingança contra os jovens "pecadores" de Crystal Lake após seu filho ter se afogado por negligência dos monitores do acampamento. O clímax da trama ocorre quando Pamela é decapitada pela sobrevivente final do filme. No entanto, Jason emerge como uma ameaça persistente nos filmes subsequentes.

O horror continua na sequência, quando Jason busca vingança pela morte de sua mãe, desencadeando uma série de assassinatos macabros ao longo da franquia. Apesar das histórias cada vez mais inverossímeis dos filmes seguintes, persiste a curiosidade sobre uma possível conexão com eventos reais.

Jason Voorhees
O vilão Jason Voorhees - Divulgação

Massacre real

Durante o verão finlandês de 1960, quatro adolescentes acamparam próximos ao Lago Bodom. De acordo com o Express, se tratava de duas meninas de 15 anos, Maila Björklund e Anja Mäki, e seus namorados de 18 anos, Nils Gustafsson e Seppo Boisman.

A cena trágica que se seguiu tem paralelos inquietantes com "Sexta-Feira 13". Na madrugada de 5 de junho daquele ano, observadores de pássaros testemunharam uma tenda desmoronando à distância e viram um homem loiro fugindo do local, informa a CBR. Mais tarde, um carpinteiro local encontrou o cenário macabro: três dos adolescentes foram esfaqueados até a morte; Nils Gustafsson sobreviveu inconsciente e gravemente ferido.

Apesar das tentativas de investigação, o ataque aparentemente aleatório deixou poucas pistas para as autoridades trabalharem. Gustafsson descreveu um agressor vestido de preto com olhos vermelhos brilhantes, algo que não ajudou na investigação devido às práticas forenses escassas da época. Essa descrição sinistra levou alguns a comparar esses eventos trágicos à figura ficcional de Jason Voorhees.

Mesmo décadas após o crime no Lago Bodom, os assassinatos permanecem sem solução. Os suspeitos incluem Karl Valdemar Gyllström e Hans Assmann, cujas ligações ao caso são envoltas em mistério e controvérsia. Já em 2004, Gustafsson foi considerado suspeito.

Na época do julgamento, promotores afirmaram que ele entrou em conflito com Boisman. Supostamente bêbados, a confusão teria se transformado em três assassinatos. Foi alegado que seus sapatos, encontrados a 500 metros da barraca, estariam manchados com sangue das vítimas, entretanto, não foram identificados vestígios de seu sangue, explica o Express.

Entretanto, ele acabou inocentadoquando o tribunal concluiu que as evidências não eram suficientes, além da falta de motivação para o crime. 

Embora não haja confirmação oficial de que "Sexta-Feira 13" tenha sido inspirado pelo massacre finlandês, as similaridades entre os eventos reais e fictícios chamam atenção.