A cerimônia que antecede o Oscar ocorrerá neste domingo, 28, e já teve grandes personalidades figurando as premiações
Neste domingo, 28, ocorre a cerimônia da 78ª edição do Globo de Ouro, o prêmio promovido pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood e que serve como prévia indireta do Oscar e Emmy, sendo considerado o segundo mais importante da indústria cinematográfica e televisiva.
Por tal fato, diversas obras aclamadas pela imprensa especializada foram condecoradas com prêmios históricos no evento; filmes como Poderoso Chefão, em 1972, E.T.: O Extraterrestre, em 1982 e Forrest Gump, em 1994, foram eleitos os Melhores Filmes de Drama em seus respectivos anos, sendo considerada a mais importante categoria da premiação.
Além dela, as categorias de comédia e musical, animação e categorias individuais aos atores e produtores faz do evento um dos mais aclamados para classificar o sucesso crítico de obras. No entanto, quais são os recordistas de indicações e premiações ao longo de quase oito dezenas de edições?
A atriz Meryl Streep é a recordista de indicações e vitórias; como repercute o portal UOL, a loira foi indicada 32 vezes aos troféus individuais na cerimônia, sendo a primeira pela atuação coadjuvante em 'O Franco Atirador', de 1978, e a mais recente em 2020, pela participação na série de TV Big Little Lies.
O número de prêmios é menor, mas ainda faz com que Meryl esteja no topo do ranking de campeões; ganhou 9 estatuetas, sendo a primeira em 1979, como Melhor Atriz Coadjuvante em Cinema no filme ‘Kramer vs. Kramer’, e a última sendo em 2017, quando recebeu o Prêmio Cecil B. DeMille, uma estatueta honorária dos organizadores pela contribuição ao audiovisual.
Quem pensa que o sucesso se restringe apenas ao Globo de Ouro, se engana, visto que a atriz já foi indicada 21 vezes ao Oscar, sendo eleita duas vezes Melhor Atriz e uma como Melhor Atriz Coadjuvante. Ainda recebeu estatuetas pelo BAFTA, Emmy e o Festival de Cannes.
Os concorrentes de Meryl no ranking possuem números menores, mas não ficam atrás quando o assunto é relevância. O segundo maior indicado em prêmios do Globo de Ouro é o músico John Williams, responsável pela parceria com George Lucas, assinando as trilhas sonoras da franquia inicial de Star Wars, e por sua amizade com Steven Spielberg, sendo autor das músicas de Jurassic Park, A Lista de Schindler e Tubarão.
Fora dessa parceria, ainda compôs trilhas para os três primeiros filmes de Harry Porter e o primeiro Superman, com Christopher Reeve. O autor totaliza 26 indicações ao prêmio, ganhando 4 vezes. No Oscar, ele obteve quase o dobro de indicações ao longo de 60 anos de carreira, totalizando 51 — também sendo o segundo mais indicado, atrás de Walt Disney.
O segundo maior vencedor de prêmios do Globo de Ouro é Jack Nicholson, com sete estatuetas. Ele venceu o prêmio pela primeira vez em 1975, como Melhor Ator em Drama pelo filme ‘Um Estranho no Ninho’. Em 2002, repetiu o feito pela última vez, por sua atuação em ‘As Confissões de Schmidt’.
+Saiba mais sobre Hollywood em grandes obras disponíveis na Amazon:
Hollywood: 131, de Charles Bukowski (1998) - https://amzn.to/2UXDWKe
Cenas de uma revolução: o nascimento da nova Hollywood, de Mark Harris (2011) - https://amzn.to/3c6gqAr
O pacto entre Hollywood e o nazismo: Como o cinema americano colaborou com a Alemanha de Hitler, de Ben Urwand (2019) - https://amzn.to/2ViwOqO
Hollywood Babylon: The Legendary Underground Classic of Hollywood's Darkest and Best Kept Secrets (Edição Inglês), de Kenneth Anger (1981) - https://amzn.to/2RurMWU
O livro do cinema, de Vários autores (2017) - https://amzn.to/2VeOS52
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W