Ray Dalio utiliza seu dinâmico sistema de análise preditiva em uma rica análise histórica que lança luz sobre o futuro
Muitos acreditam que há algo diferente no mundo — a eclosão de acontecimentos que nunca vivenciamos antes, como crises sanitárias, conflitos entre nações antes aliadas, países ricos tornando-se epicentro de crises financeiras, novas potências desafiando o equilíbrio político e econômico já estabelecido.
Outros enxergam nisso a repetição da história. Porém é possível entrever uma profunda conexão entre essas duas perspectivas: os mecanismos de causa e efeito que impulsionaram as grandes mudanças de riqueza e poder dos últimos 500 anos.
Com base na premissa de que a história é composta por ciclos, Dalio apresenta uma extensa pesquisa histórica e financeira para desvendar as engrenagens do passado que seguem ditando os rumos da sociedade até hoje.
Em 'Princípios para a ordem mundial em transformação', que chega às livrarias em abril, o consagrado autor aplica o sistema de análise preditiva, responsável pelo sucesso dos portfólios gerenciados por sua empresa, ao estudo da ascensão e da queda dos grandes impérios dos séculos recentes.
“Há alguns anos, observei a eclosão de inúmeros eventos importantes que aconteceram diversas vezes ao longo da história, mas inéditos no decurso de minha vida. Mais importante, eu estava vendo uma enorme confluência deles: dívidas gigantescas aliadas a taxas de juro zero ou quase zero que levaram à emissão massiva das três principais moedas de reserva do mundo; sérios conflitos políticos e sociais dentro dos países, especialmente nos EUA, devido à maior disparidade de riqueza, políticas e valores verificada em cerca de um século; e o surgimento de uma nova potência mundial (China) para desafiar a potência dominante (EUA) e a ordem mundial já existente. A época análoga mais recente foi o período de 1930 a 1945. E isso me pareceu muito preocupante”, alerta o investidor.
Os fundamentos mercantis do Império Holandês, a importância internacional alcançada pela moeda do Império Britânico e a atual ameaça das inovações chinesas frente ao Império Americano tornam-se, sob o olhar analítico de Dalio, peças para compreender o Grande Ciclo que leva aos altos e baixos da economia, da cultura e da humanidade como um todo.
Ray Dalio encerra seus escritos em um valioso apêndice no qual ele apresenta indicadores e tendências para os principais países do mundo — Estados Unidos, China, Rússia, entre outros — com base no sistema de análise preditiva criado pela sua empresa.