Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Marilyn Monroe

O vestido que desencadeou briga entre Marilyn Monroe e Joan Crawford

Vestido usado por Marilyn durante premiação em 1953 deu início a uma longa briga pública com outra atriz da Era de Ouro de Hollywood: Joan Crawford

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 08/10/2024, às 20h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
As estrelas de Hollywood Marilyn Monroe e Joan Crawford - Getty Images
As estrelas de Hollywood Marilyn Monroe e Joan Crawford - Getty Images

Um vestido dourado usado por Marilyn Monroe durante a cerimônia de premiação da revista Photoplay em 1953 deu início a uma longa briga pública entre a atriz e cantora e outra conhecidíssima estrela de Hollywood: Joan Crawford, explica a Vanity Fair.

No ano de 1974, Ben Hecht publicou "My Story", autobiografia de Monroe que conta com entrevistas da atriz, as quais foram selecionadas pela dupla. No livro, a estrela de Hollywood menciona que conheceu Crawford no início de sua carreira e que a atriz mais velha teria se oferecido para ajudá-la com seu guarda-roupa. "É tão fácil não parecer vulgar", disse ela na época.

Mas, o desentendimento começou quando Monroe, então com 27 anos, recebeu o prêmio de Estrela em Ascensão e chamou a atenção de todos ao usar um provocante vestido dourado desenhado por William Travilla para o filme "Os Homens Preferem as Loiras".

Na época, Monroe era uma jovem atriz e, embora já tivesse participado de filmes como "A Malvada" e "O Segredo das Joias", ainda não havia aparecido em seus maiores papéis — "Os Homens preferem as Loiras" seria lançado no final daquele ano.

Crawford, no entanto, já havia alcançado grande sucesso como atriz, tendo passado por altos e baixos em sua carreira. Ela chegou até mesmo a ganhar um Oscar por seu trabalho em "Alma em Suplício", no ano de 1946.

Reações

O vestido de Monroe não passou despercebido. A colunista de fofocas Sheila Graham descreveu como Monroe "se contorceu, usando o mais apertado dos vestidos dourados apertados." Outra colunista, Florabel Muir, comparou Monroe a Crawford e Lana Turner, afirmando que Marilyn “roubou a cena”, ofuscando as outras estrelas, explica o livro "Marilyn Monroe: The Biography", de Donald Spoto.

"Com um pequeno giro em seu traseiro, Marilyn Monroe roubou a cena", escreveu Muir. "Os convidados reunidos aplaudiram selvagemente, [enquanto] duas outras estrelas da tela, Joan Crawford e Lana Turner, receberam apenas atenção casual. Depois de Marilyn, todas as outras garotas pareciam enfadonhas em contraste", disse ela.

O polêmico vestido dourado de Marilyn Monroe / Crédito: Getty Images

Crawford, no entanto, não viu a apresentação de Monroe com bons olhos e criticou publicamente sua escolha de roupa e comportamento. Em entrevista ao colunista BobThomas, a atriz comentou que Monroe parecia estar em um “show burlesco”, explica a Vanity Fair.

"O sexo desempenha um papel tremendamente importante na vida de todas as pessoas. As pessoas têm interesse nisso, ficam intrigadas. Mas elas não gostam de ver isso ostentado em seus rostos", disse a americana.

"Ela está cometendo o erro de acreditar em sua publicidade", destacou Crawford, que prosseguiu: "Alguém deveria fazê-la ver a luz. Ela deve ser informada de que o público gosta de personalidades femininas provocativas; mas também gosta de saber que, por baixo de tudo, as atrizes são mulheres."

Monroe e Crawford / Crédito: Getty Images 

Resposta de Monroe

Monroe respondeu dizendo que se surpreendeu com a crítica de Crawford, a quem via como um exemplo de bondade e experiência. "No começo, tudo que eu conseguia pensar é 'por que ela me escolheu para detonar'? Ela é uma grande estrela. Estou apenas começando. E então, quando a indignação começou a diminuir, eu disse a mim mesma que ela deve ter falado com o Sr. Thomas impulsivamente, sem pensar", disse Monroe à Louella Parsons.