Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Mundo

Monumento Yonaguni: Conheça a 'Atlântida' do Japão

Em 1987, um mergulhador japonês descobriu na costa das Ilhas Ryukyu, no sul do Japão, estruturas subaquáticas misteriosas fascinantes

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 06/10/2024, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia subaquática no Monumento Yonaguni, no Japão - Foto por Vincent Lou pelo Wikimedia Commons
Fotografia subaquática no Monumento Yonaguni, no Japão - Foto por Vincent Lou pelo Wikimedia Commons

Não é de hoje que ouvimos lendas sobre antigas civilizações misteriosas subaquáticas, como a famosa Atlântida. De fato, essas lendas fazem sentido em algumas regiões que, após algum fenômeno climático ou natural, ficaram completamente submersas, como algumas áreas do Egito.

Mas, em 1987, um mergulhador japonês descobriu acidentalmente o que ficaria conhecida como a "Atlântida" do Japão.

Durante explorações na costa das Ilhas Ryukyu, no sul do país, ele avistou a cerca de 25 metros de profundidade uma série de degraus perfeitamente esculpidos para serem naturais.

De fato, a estrutura é impressionante: com cerca de 50 metros de comprimento por 20 de largura, lembra uma enorme pirâmide retangular. Conforme repercutido pela BBC, o mergulhador disse que a encontrou enquanto buscava um ponto de mergulho próximo à Ilha Yonaguni — e por isso a estrutura ficou conhecida como Monumento Yonaguni.

Parte do Monumento Yonaguni / Crédito: Foto por Melkov via Wikimedia Commons

Pesquisas

Logo após a descoberta das estruturas subaquáticas, um grupo de cientistas da Universidade de Ryukyu, liderado pelo geólogo Masaaki Kimura, iniciou uma série de pesquisas em torno da formação rochosa.

Após análises, pensou-se que a estrutura tivesse mais de 10 mil anos, mas com origem ainda incerta.

"Acho que é muito difícil explicar sua origem como sendo puramente natural, por causa da vasta evidência da influência do homem nas estruturas", disse Kimura, conforme repercutido pelo veículo.

A partir desta linha de pensamento, há pessoas que acreditam que a estrutura seja uma evidência clara de uma civilização perdida; alguns especulam, inclusive, que poderia ser do povo pré-histórico Jomon, que habitou as ilhas do atual Japão há cerca de 14 mil anos.

+ Análise de DNA revela rosto de mulher que viveu há 3,8 mil anos, no Japão

Fotografia subaquática na área do Monumento Yonaguni, no Japão / Crédito: Foto por Vincent Lou pelo Wikimedia Commons

Formação natural?

Porém, mesmo com as passagens estreitas, entradas arqueadas e ângulos retos na formação, a maioria dos geólogos ainda afirma que o Monumento Yonaguni se trata de uma formação natural bastante incomum, considerando que sua estrutura está conectada a uma massa rochosa maior.

"Quando vi pela primeira vez, percebi de cara que as formações eram semelhantes às que haviam em terra", disse a geóloga Takayuki Ogata, da Universidade de Ryukyu, à BBC. "Nunca tinha visto formações contínuas da terra até o fundo do mar, uma das razões pelas quais fiquei realmente impressionada".

Fotografia subaquática na área do Monumento Yonaguni, no Japão / Crédito: Foto por Vincent Lou pelo Wikimedia Commons

O que a maior parte da comunidade geológica especula é que essas camadas bem definidas da estrutura, embora pareçam quase perfeitas, tenham se formado gradualmente devido à ação de terremotos.

Vale lembrar que formações simétricas também podem ser encontradas na natureza, como a famosa Calçada dos Gigantes, na Irlanda do Norte, formadas por uma erupção vulcânica milhões de anos atrás.