Piloto francês se acidentou logo na terceira curva do Grande Prêmio do Bahrein, que foi realizado ontem, 29. Confira mais detalhes!
Na manhã de ontem, 29, os fãs do automobilismo estavam todos em frente à televisão para acompanhar mais um Grande Prêmio de Fórmula 1, que aconteceu no Bahrein. Entretanto, o que mais chamou a atenção em toda a corrida não foi o amplo domínio do piloto Lewis Hamilton, mas sim o que aconteceu com Romain Grosjean.
Logo nas primeiras curvas, o francês foi tocado por Daniil Kvyat, saiu da pista, bateu no guard rail e viu seu carro explodir em questão de segundos. Em meio às chamas, o piloto conseguiu sair andando do que sobrou de seu Haas, que se partiu em dois.
O GP
O Grande Prêmio do Bahrein começou a ser disputado em 2004, no Circuito Internacional do Bahrein — que foi construído em 2002. Em comemoração aos 10 anos do circuito, a edição de 2014 foi realizada à noite. A ‘nova edição’ deu tão certo que o período noturno foi adotado desde então.
Um dos pontos característicos do circuito é justamente suas grandes áreas de escape que, apesar de ser criticado por pilotos por não punir aqueles que 'escapam' um pouco da pista, o tornam um dos GP’s mais seguros de todo o mundo. E certamente, esse foi um dos fatores que ajudou com que Grosjean saísse com vida de tudo o que passou.
O acidente
Logo na saída da curva 3, o francês tentava passar alguns carros mais lentos que estavam à sua frente, derivando para a direita. Porém, com a manobra, ele acabou indo em direção ao piloto russo da Daniil Kvyat, da AlphaTauri.
Assim, o bico do carro de Daniil atingiu o pneu traseiro direito da Haas, carro de Grosjean, que perdeu o controle e foi em alta velocidade, cerca de 222 km/h, em direção ao guard rail. Com o impacto, o veículo explodiu e se partiu ao meio.
Toda a parte traseira de um lado e o cockpit estavam em chamas, com Romain dentro. Imediatamente, dois fiscais de pistas se aproximaram do veículo com extintores de incêndio na mão.
O francês ficou por 29 segundo no carro. Por sorte, ele não desmaiou com o impacto e tampouco ficou desorientado com a fumaça, conseguindo se desvencilhar do que sobrou de sua Haas e pulou a barreira de proteção.
Consciente, foi socorrido pela equipe médica, sendo encaminhado para o centro médico do autódromo. Apesar do susto, ele sofreu apenas queimaduras leves nas mãos e tinha a possibilidade de ter sofrido fratura nas costelas.
“Romain está bem, não quero fazer comentários médicos, mas ele tinha queimaduras leves nas mãos e tornozelos. Obviamente, ele está abalado... Quero agradecer às equipes de resgate que são muito rápidas. Os comissários e o pessoal da FIA [Federação Internacional de Automobilismo] fizeram um ótimo trabalho, foi assustador”, disse o chefe da Haas, Gunther Steiner em coletiva.
Atualizações médicas da manhã de hoje, 30, informam que o piloto está bem e o tratamento de suas queimaduras nas mãos seguem bem-sucedidas. A alta médica do francês está prevista para a terça-feira, 1.
Halo: de polêmico a salva vidas
Em 2018, iniciou-se uma nova era na Fórmula 1 com a instalação de uma proteção no cockpit do piloto. O Halo, como ficou conhecido o dispositivo, chegou como uma imposição da FIA, que estava preocupada com a proteção da cabeça de seus pilotos. Entretanto, alguns deles não gostaram muito da mudança, sendo Grosjean um deles.
"Eu não era a favor do halo há alguns anos, mas acho que é a melhor coisa que trouxemos para a F1, e sem ele eu não seria capaz de falar com vocês hoje", disse o piloto em uma publicação nas suas redes sociais. "Portanto, obrigado a todo o pessoal médico do circuito, do hospital, e espero poder escrever em breve algumas mensagens e dizer como tudo está correndo", completou.
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Após o acidente, o GP do Bahrein foi interrompido por quase duas horas. Após a relargada, o piloto canadense Lance Stroll, da Racing Point, também sofreu um acidente, porém, desta vez, mais leve. Seu carro capotou depois de bater na roda frontal do carro de Daniil Kyvat, o mesmo que se envolveu em um acidente com Romain.
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