Conheça María Branyas Morera, a mulher mais velha do mundo aos 116 anos, e seus conselhos para se viver uma vida longa e satisfatória
Maria Paula Azevedo, supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 07/08/2023, às 19h20 - Atualizado em 11/10/2023, às 12h19
Com 116 anos, María Branyas Morera é considerada a mulher mais velha do mundo. Título que ela carrega com orgulho em suas redes sociais, ao afirmar na descrição de seu perfil no X, antigo Twitter, que ela é “velha, muito velha, mas não idiota”.
Seus pais, de origem espanhola, se mudaram para São Francisco, nos Estados Unidos, onde María nasceu no dia 4 de março de 1907. Mas com oito anos, sua família retornou ao seu país de origem, especificamente à Catalunha, onde ela reside atualmente.
Sua longevidade lhe rendeu o apelido de “super vovó catalã”, que a mesma também utiliza em suas redes sociais, mas o passar dos anos não vieram sem seus desafios. Quando criança ela sofreu um acidente que lhe custou a audição de um de seus ouvidos, após uma brincadeira com seus irmãos em um navio.
Além disso, María presenciou dois grandes conflitos, em 1915, quando a Primeira Guerra Mundial se fez presente na a cidade de Barcelona, e poucos anos depois, em 1936, durante a Guerra Civil Espanhola, momento que ela afirma ter adquirido “memórias muito ruins”.
A “super vovó” também observou uma série de eventos que marcaram a história da humanidade, como a Gripe espanhola, a Segunda Guerra Mundial, e mais recentemente, a pandemia da Covid-19, onde ela contraiu a doença logo após seu aniversário de 113 anos, mas se recuperou em alguns dias. Na época, ela lamentou o tratamento que os idosos recebem atualmente:
Esta pandemia revelou que os idosos são os esquecidos da nossa sociedade.”, afirmou María durante uma entrevista ao jornal Observer.
Mas nem toda sua vida foi marcada por provações, em 1931 ela se casou com um médico, com quem teve três filhos, que lhe renderam onze netos e treze bisnetos. E nos últimos 22 anos, ela reside em um casa de repouso chamada Santa María del Tura, na Espanha.
Em 17 de janeiro de 2023, María se deparou com outro acontecimento histórico em sua vida, ela se tornou a mulher mais velha do mundo aos 115 anos, título adquirido através do Guinness World Record, após o falecimento da freira Lucile Randon, que tinha 118 anos. Lembrando que o mérito de pessoa mais velha da História é de Jeanne Louise Calment, que morreu em 1997, com 122 anos.
Después de la muerte de la francesa Lucile Randon, la nueva persona viva más longeva del mundo es María Branyas Morera (nacida el 4 de marzo de 1907 en Estados Unidos), de 115 años y 319 días, vive en la ciudad de Olot, Cataluña, España. pic.twitter.com/wdJGWE2Sn2
— LongeviQuest Supercentenarios (@Supercentenaria) January 17, 2023
Além de sua família, María planeja deixar um legado de felicidade no mundo, ao recomendar que todos aproveitem ao máximo a única vida que possuem. Em suas redes sociais, que ela utiliza com o auxílio de uma de suas filhas, María publicou uma declaração no dia 1° de janeiro, relembrando seus seguidores de que “um novo ano é uma dádiva”.
A vida não é eterna para ninguém…Na minha idade, um novo ano é uma dádiva, uma humilde comemoração, uma nova aventura, uma bela jornada, um momento de felicidade. Vamos aproveitar a vida juntos”, afirmou María em um post do X.
María também usufrui do alcance oferecido pela internet para dar dicas e conselhos que ela considera essenciais para ter uma vida longa, como publicado em dezembro do ano passado. Entre as sugestões publicadas em seu perfil estão: positividade, estabilidade emocional, tranquilidade, sorte, contato com a natureza, poucos arrependimentos ou preocupações, distância de pessoas tóxicas, boa relação com familiares e amigos e, por último, boa genética.
Mas não são apenas conselhos que María compartilha em sua conta, também é possível encontrar fotos capturadas ao longo de sua vida, cartas trocadas, cédulas de dinheiro e até mesmo um livro infantil de 200 páginas nunca publicado.
Ela também publicou em 09 de julho de 2023 uma thread, que consiste em um texto dividido em uma série de tweets, sobre a importância da memória, algo “muito importante”, mas que em razão de sua idade avançada vem se tornando cada vez mais frágil.
El gran patrimoni dels vells és el món de la memòria. Som els nostres records. Ets tot el que recordes. Per a moltes persones grans, perdre la memòria és un dels seus grans temors. Ja que això inclou oblidar persones, dates o llocs molt significatius per a ells. 👇
— Super Àvia Catalana (@MariaBranyas112) July 9, 2023