A gravação foi disponibilizada pelas autoridades do próprio país
Na cidade ucraniana de Kremenchuk, um shopping center foi alvo de um bombardeio russo na última segunda-feira, 27, episódio que deixou um saldo de pelo menos 20 mortos e 59 feridos.
Em sua página oficial do Twitter, o Ministério de Defesa da Ucrânia relatou em uma publicação que, até o momento, 2.811 mísseis foram disparados pela Rússia na direção do território.
Juntamente ao dado, as autoridades divulgaram um vídeo que mostra o momento exato em que a arma militar atinge o estabelecimento, causando uma explosão.
Confira abaixo:
.@ZelenskyyUa As of the evening of June 28, the total number of russian missiles that have hit Ukrainian cities are estimated at 2,811.
— Defence of Ukraine (@DefenceU) June 28, 2022
russian missile hits shopping mall in the city of #Kremenchukpic.twitter.com/94fwmyDDUl
Em um pronunciamento à população na noite de terça-feira, 28, o presidente Volodymyr Zelensky comentou o trágico ataque ao movimentado local:
É óbvio que os assassinos russos receberam as coordenadas certas para esse míssil. Eles queriam matar o maior número de pessoas possível em uma cidade pacífica, em um shopping comum", acusou o chefe de Estado da Ucrânia, segundo repercutido pelo UOL.
No fim de maio deste ano, a ONU havia estimado que pelo menos 4 mil civis ucranianos perderam suas vidas desde o início da invasão pelo exército russo, embora admitisse que o verdadeiro número poderia ser muito mais alto.
A maioria das vítimas registradas, por sua vez, teria morrido durante bombardeios e ataques aéreos, ainda segundo a organização internacional.