Premiação sueca anunciou os nomes dos vencedores nesta quarta-feira, 5
A Academia Real das Ciências da Suécia anunciou nesta quarta-feira, 5, os nomes dos grandes vencedores do Prêmio Nobel de Química 2022: os americanos Carolyn R. Bertozzi e K. Barry Sharpless e o dinamarquês Morten Meldal.
Conforme informou o portal de notícias g1, Bertozzi é a única mulher, até o momento, a ganhar o prêmio este ano. A fonte também destaca que esta é a segunda vez em que Sharpless recebe um Nobel, sendo que a primeira se deu no ano de 2001. O trio dividirá um prêmio no valor de 10 milhões de coroas suecas, o equivalente cerca de R$ 4,8 milhões.
De acordo com o site, o grupo levou o prêmio em razão da criação de uma ferramenta para construção de moléculas com o "desenvolvimento da química do clique e da química bioortogonal". Esse trabalho permitirá, por exemplo, que os tratamentos contra o câncer possam ser mais direcionados.
Durante coletiva de imprensa, Bertozzi destacou que produtos farmacêuticos mais precisos poderão ser desenvolvidos a partir dessa química do clique, "garantindo que medicamentos possam chegar aos lugares corretos no corpo de pacientes".
Segundo o comitê do Nobel, as descobertas "lançaram as bases para uma forma funcional da química e, como resultado, a humanidade é a que mais se beneficia".