Na Turquia, pesquisador disse que as estruturas possuem pelo menos 2 mil anos de idade, remontando ao período helenístico
Escavações realizadas na cidade histórica de Laodicéia, no sudoeste da Turquia, revelaram descobertas impressionantes na última semana. Arqueólogos desenterraram uma enorme casa, com um peristilo, e uma igreja cristã durante o trabalho.
Segundo o pesquisador da Universidade de Pamukkale, Celal Şimşek, que participou do projeto, a maioria das estruturas encontradas datam da era helenística da região, há pelo menos 2.200 anos. Já foram encontrados um teatro, ruas e estátuas do imperador romano Marcus Ulpius Nerva Trajan.
Şimşek explicou que a casa encontrada ocupa um terreno de pelo menos 2 mil metros quadrados e foi usada desde o século 1 d.C. O principal sistema de planejamento do período do Império Romano continuou intacto até o século 7 d.C. Também vimos na casa as falhas geográficas dos terremotos que destruíram Laodicéia ao longo dos anos”, disse.
“O salão no oeste foi organizado para homens e o do leste para mulheres e um local de culto foi feito aqui no salão leste", afirmou o especialista. “É o único exemplo de que este lugar era usado como residência e local de negócios e fica ao lado do teatro”.