Desde 2017, o uso terapêutico da cannabis já era legalizado no México, agora uma nova lei deve regulamentar o consumo da droga
De acordo com informações da agência de notícias AFP, publicadas pelo G1, na última segunda-feira, 28, a Suprema Corte de Justiça do México decidiu pela descriminalização do uso recreativo da maconha no país. A medida vale somente para adultos.
Com a decisão, as antigas leis que proibiam o uso da droga foram consideradas inconstitucionais. Sabe-se que no México, o uso terapêutico da cannabis foi liberado em 2017. Agora, espera-se que o Legislativo crie uma lei para regulamentar como será o consumo da substância, como afirmou o presidente da Suprema Corte.
Segundo revelado na reportagem, agora, quem quiser usar maconha no México pode pedir permissão para Comissão Federal para a Proteção contra Riscos Sanitários (Cofepris), sendo assim, a autorização não pode ser negada.
Contudo, existem algumas normas, por exemplo, o usuário não pode comercializar a droga e nem carregar uma quantidade superior a cinco gramas.
O presidente do tribunal, Arturo Zaldívar, afirma que a decisão é considerada histórica para o “direito ao livre desenvolvimento da personalidade para o uso recreativo da maconha". Para os ativistas da causa, descriminalização pode ajudar a conter a violência causada pelo narcotráfico no país.