Em 2000, a primeira produção da franquia recebeu 79% de aprovação da crítica no agregador Rotten Tomatoes, pontuação que acaba de ser superada
Gladiador II estreiou com uma pontuação inicial no Rotten Tomatoes superior ao filme original. O primeiro Gladiador, dirigido por Ridley Scott e lançado em 2000, possui uma taxa de aprovação de 79% baseada em 258 avaliações.
Agora, sua sequência continua a narrativa de Scott e acompanha Lucius (Paul Mescal), filho de Maximus, que é forçado a lutar na arena quando o General Marcus Acacius (Pedro Pascal) invade sua casa, sob ordens dos imperadores Caracalla (Fred Hechinger) e Geta (Joseph Quinn).
Segundo o Rotten Tomatoes, a sequência alcançou uma pontuação de 84% a partir de 45 críticas, recebendo o selo "Fresh" (fresco), uma classificação designada a filmes com mais de 60% de aprovação crítica positiva. Críticos destacaram especialmente a atuação de Denzel Washington.
Com uma espera de mais de 20 anos desde o primeiro 'Gladiador', vencedor do Oscar, a sequência enfrentou grandes expectativas, e muitos críticos tendem a ser mais céticos ao comparar um novo filme com um clássico como o de 2000.
No entanto, a continuação de Scott parece ter conquistado a maioria dos críticos, sendo elogiado por se sustentar de forma independente e por não depender do sucesso de seu antecessor.
A análise do Screen Rant, por exemplo, concedeu ao filme uma nota 8 de 10, destacando suas "lutas épicas na arena, performances emocionantes e visuais exuberantes", enquanto explora "o absurdo de Roma e sua tradição gladiatória".
Segundo crítica do Screen Rant, a alta aprovação inicial de Gladiador II sugere que o filme é mais do que uma sequência simples. Com Scott já desenvolvendo ideias para um terceiro filme, 'Gladiador II' parece apostar em um tom mais leve e, em certos aspectos, humorístico, sem a carga emocional pesada do original.
Com estreia nos cinemas do Brasil prevista para o próximo dia 14 , a espera está finalmente chegando ao fim.