O voo foi foi o terceiro do equipamento da SpaceX, do bilionário Elon Musk
Nesta terça-feira, 1º de novembro, a empresa americana SpaceX lançou do estado da Flórida, o Falcon Heavy, considerado o foguete ativo mais potente do mundo. Este foi seu primeiro lançamento desde 2019. A nave decolou por volta das 9h40 locais, 10h40 em Brasília.
O lançamento aconteceu na plataforma 39A no Centro Espacial Kennedy, no sudeste dos Estados Unidos, durante uma missão intitulada de USSF-44. Dentro da nave estava sendo transportada uma carga da Força Espacial americana, que incluía um satélite, chamado TETRA 1.
Os dois propulsores do foguete voltaram a aterrissar na Terra poucos minutos depois da decolagem. A seção central da nave não poderão ser recuperadas. Anteriormente, o superfoguete foi testado duas vezes. Em 2018, levou um automóvel Tesla e em junho de 2019 ocorreu o segundo teste.
A SpaceX está desenvolvendo outro foguete, em separado, chamado de Starship, que é uma nave espacial montada sobre uma primeira estrutura, conhecida como Super Heavy. O Starship foi escolhido pela agência espacial americana para, em 2025, durante a missão Artemis 3, levar astronautas à Lua.
Segundo a Folha de S. Paulo, primeiro, a Nasa irá enviar seus astronautas para a órbita lunar, graças ao seu próprio lançador pesado, conhecido como SLS. Tal equipamento se encontra há mais de uma década em desenvolvimento. A primeira decolagem dele foi cancelada duas vezes, mas uma nova tentativa de um voo de teste não tripulado está agendada para 14 de novembro.