A conclusão foi obtida em estudo encomendado por instituto alemão em climas controlados
Um estudo encomendado pelo Instituto Max Planck, da Alemanha, revela que as máscaras do padrão PFF2, que se estendem pelos modelos de produção como N95, KN95 e máscaras P2, atingem quase 100% de proteção contra o novo coronavírus, mesmo em ambientes onde o clima é desfavorável.
A análise estimou que se uma pessoa infectada pela covid-19 tiver contato com uma pessoa saudável utilizando a máscara padronizada, mesmo que em um ambiente fechado, distância pequena e 20 minutos de diálogo, o risco de contágio é de apenas 0,1%, surpreendendo os pesquisadores pela eficácia da proteção.
A fração é ainda menor caso a pessoa que usa a máscara estiver completado o ciclo vacinal, mas pode varias caso o adereço não esteja posicionado corretamente.
Em âmbito de esclarecimento, o instituto orienta que o clipe de metal superior deve estar bem ajustado ao nariz, o que pode ser facilmente realizado ao pressioná-lo pelas laterais.
Também comparadas as máscaras cirúrgicas, as PFF2, quando bem encaixadas ao rosto, protegem 75 vezes mais do que as simples. Mesmo assim, elas ainda podem reduzir o risco para, no máximo, 10%.