Diante de sua fragilidade, o artefato — que estava sendo usado como rampa — não foi retirado do local da descoberta; confira imagens
Uma rara canoa esculpida num único tronco foi encontrada numa lagoa no interior da Polônia. A descoberta foi documentada pelo arqueólogo Krzysztof Gorczyca, do Museu do Distrito de Konin.
Pescadores locais usavam o objeto (que é raro em termos arqueológicos) como rampa para puxar os barcos para fora da água, o que danificou as partes internas do artefato. No entanto, unidades científicas e jornalísticas investigam o objeto, com forte interesse.
Devido a fragilidade da madeira danificada e pela natureza do local encontrado, a canoa não foi retirada do local, o que impediu uma datação específica. Portanto, muitas incógnitas circundam esse impressionante achado, que passará por procedimentos de curadoria de Gorczyca, que estuda formas retirar o barco e realizar análises intensas. Desenhos técnicos e documentação fotográfica já foram realizados no local.
A revelação foi possível diante da diminuição do nível da água do lago após um período mais duro de seca na região. Isso significa que, futuramente, mais objetos poderão ser revelados debaixo d’água, o que aumenta o entusiasmo dos cientistas.