Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Bíblia

Rara Bíblia medieval é devolvida à catedral de Salisbury após 70 anos

Perdida há séculos, livro sagrado foi feito por um dos maiores artistas do século 13: Mestre Sarum; saiba mais!

Fabio Previdelli
por Fabio Previdelli
fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 26/02/2025, às 14h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bíblia medieval do século 13 - Catedral de Salisbury
Bíblia medieval do século 13 - Catedral de Salisbury

Uma rara Bíblia medieval, que estava perdida há séculos, foi devolvida à Catedral de Salisbury 700 anos depois de ter sido feita na cidade por um dos maiores artistas do século 13.

A Bíblia do Mestre de Sarum foi resgatada após uma campanha das Bibliotecas dos Amigos das Nações (FNL) e um apelo global de arrecadação de fundos organizado pelo The Independent .

Estou muito satisfeita que, após um apelo no The Independent, a FNL viu hoje um dos maiores tesouros literários devolvidos à Catedral de Salisbury", celebrou Lisa Nandy, Secretária de Cultura.

"Esta conquista destaca o poder da filantropia pública e privada, que é essencial para garantir que nossas instituições artísticas e culturais continuem a prosperar e permaneçam acessíveis para as gerações futuras".

"A bíblia ganhou iluminuras em pergaminho pelo Mestre Sarum, um dos maiores artistas de seu tempo, e hoje foi formalmente celebrada na catedral com um culto de ação de graças com a presença de doadores, depois que mais de £ 100.000 foram arrecadados no apelo para comprá-la e pagar pela conservação e uma publicação para ajudar acadêmicos e estudantes a aprender sobre esta obra-prima e o papel de Salisbury como um importante centro cultural na Inglaterra", completou.

Mestre Sarum

O Mestre Sarum ficou reconhecido por suas ilustrações intrincadas e estilizadas que eram características da arte gótica. Sua arte inclui imagens detalhadas de santos, assim como cenas bíblicas e iluminuras iniciais — com cores vibrantes, linhas fluidas e elaborada folha de ouro.

A rara Bíblia do Mestre de Sarum mede apenas 17 cm por 11,5 cm. O The Guardian aponta que suas páginas de pergaminho são tão finas que devem ser manuseadas com cuidado para não serem danificadas.