Golpista que se passou por astro de Doutor Estranho quase aplicou golpe milionário em produtora; entenda!
Uma produtora de filmes quase foi alvo de golpistas usando a voz do ator Benedict Cumberbatch gerada por inteligência artificial. Por sorte, Bob William, roteirista e diretor da Peabody Films, descobriu a farsa antes de sofrer um desfalque financeiro.
+ Benedict Cumberbatch não tomou banho durante gravação de novo filme
Um Benedict Cumberbatch estranhamente convincente telefonou para a empresa para discutir um contrato para um filme", explicou Bob ao Daily Mail.
De início, porém, o roteirista estava convencido de que realmente estava conversando com o astro da franquia Os Vingadores. Mas a suspeita começou a aparecer quando o falso Cumberbatch e seu suposto agente se recusaram a marcar um encontro pessoalmente.
O diretor explicou que, inicialmente, a Peabody Films foi contactada por e-mail por alguém que afirmava ser o agente de Cumberbatch. Então, o golpista sugeriu marcar uma ligação com o suposto ator para discutir detalhes do filme.
"No início, o e-mail parecia um sonho tornado realidade. Benedict Cumberbatch aparentemente leu o roteiro de nosso próximo filme e estava interessado em discutir um possível papel", conta Bob. "Conforme lemos mais, não podíamos acreditar em nossa sorte".
Aqui estava um dos atores mais talentosos do nosso tempo, entrando em contato conosco e mostrando interesse em nosso projeto", havia celebrado.
Porém, William passou a ficar desconfiado depois de alguns detalhes. O primeiro é que o suposto telefone do ator tinha dígitos demais. Além disso, Benedict e seu agente fizeram de tudo para não agendarem uma reunião presencial com a produtora. "Ficamos chocados e desapontados ao descobrir que havíamos sido vítimas de um programa de IA se passando por um ator famoso", disse Bob.
"O falso 'Cumberbatch' foi 100% convincente", apontou. "Foi a voz. Não há dúvida sobre isso… IA deve ter sido a fonte. A princípio pensamos que poderia ser um dublador pregando uma peça; mas depois continuou e eles começaram a pedir dinheiro".
Um desses pedidos, descreveu o roteirista, foi para o pagamento de um valor de 200 mil libras esterlinas, pouco mais de R$1,2 milhão, apenas para um 'taxa de inscrição'.
William diz que desafiou o falso agente sobre onde ele tinha visto o roteiro do próximo filme, Emma, que não tinha sido amplamente divulgado. A pergunta, porém, não foi reconhecida pela inteligência artificial, que se manteve calada.
Representantes da Peabody Films, então, ligaram para a central telefônica da empresa pelo qual o suposto agente de Benedict Cumberbatch dizia trabalhar. Ao perguntarem por James Hayes, foram informados que ninguém com esse nome trabalhava por lá.