Após relatar dores de cabeça, presidente Lula passa por cirurgia e agora está em observação, em São Paulo; acidente doméstico de outubro pode ser causa
Publicado em 10/12/2024, às 08h47
Na noite desta segunda-feira, 9, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por uma cirurgia que chamou atenção da mídia. Agora, ele se recupera na UTI após procedimento na cabeça, realizado após ele relatar desconforto.
Conforme informado em boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, Lula deu entrada em uma unidade de Brasília para um exame, ao sentir dores de cabeça. Após a ressonância, porém, foi indicada uma hemorragia intracraniana, resultante de uma queda anterior que ele sofreu em outubro.
Então, o presidente foi transferido para a unidade do Sírio-Libanês em São Paulo, onde passou pelo procedimento de craniotomia — em que parte do crânio é removida temporariamente —, para drenagem de hematoma. Agora, ainda segundo a declaração, publicada pelas redes sociais de Lula, o líder do PT segue se recuperando.
Ver essa foto no Instagram
Conforme repercute o The Guardian, a operação ocorreu "sem complicações", e agora Lula está em observação. Hoje com 79 anos, o presidente preocupou médicos em outubro, depois que caiu enquanto tomava banho no Palácio da Alvorada, a residência oficial do presidente em Brasília, inclusive precisando cancelar compromissos oficiais.
+ Procurador venezuelano acusa Lula de ser agente da CIA: 'Essa é minha teoria'
Ainda nesta terça-feira, deve ocorrer uma entrevista coletiva para informar mais detalhes sobre a condição de saúde do presidente.