Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Senna

Senna: Como a família do piloto explica o apagamento de Galisteu na série

Destaque na plataforma de streaming Netflix, Senna mistura fato e ficção ao retratar a vida íntima e pública do piloto brasileiro

por Thiago Lincolins
[email protected]

Publicado em 07/12/2024, às 13h20 - Atualizado em 11/12/2024, às 07h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ayrton Senna e Galisteu (à esqu.) e cena da série (à dir.) - Divulgação/Revista Caras e Divulgação/Netflix
Ayrton Senna e Galisteu (à esqu.) e cena da série (à dir.) - Divulgação/Revista Caras e Divulgação/Netflix

Uma das séries mais vistas da Netflix nos últimos dias, 'Senna' se destaca ao apresentar para as novas gerações a vida e a morte do piloto que entrou para os livros de História: Ayrton Senna.

"De prodígio a herói da Fórmula 1, Ayrton Senna era conhecido por sua postura contra injustiça no esporte. Mas o que realmente fez dele uma lenda?", resume a sinopse da série, uma das mais transmitidas ao redor do mundo.

Além de dramatizar as vitórias e derrotas de Senna nas pistas, a nova produção também chama atenção ao mostrar as musas que conquistaram o coração de Ayrton. Indo além do único casamento do piloto, a série também retrata os namoros do astro com Xuxa Meneghel e Adriane Galisteu.

Polêmica

No entanto, foi o relacionamento com a então modelo que acabou ofuscando a estreia da série ao redor do Brasil. Diferente de Xuxa, que teve um episódio inteiro dedicado ao relacionamento, Adriane, seu último amor, teve menos de dois minutos de tela dramatizados pela atriz Julia Foti. O tópico dividiu internautas no X, antigo Twitter.

"O que fizeram com a Adriane Galisteu na série do Senna foi uma put* sacanagem, a mulher aparece menos de dois minutos na série toda, enquanto a xuxa tem um ep só dela", desabafou uma conta no X.

"Pode parecer chato ficar batendo nessa tecla, mas é irritante ver essa insistência em querer apagar a Galisteu e mais: desrespeitar a memória/história do Senna", publicou outra internauta na rede social.

Galisteu se posiciona

Após a ampla repercussão nas redes sociais e mídia, Adriane Galisteu quebrou o silêncio através de um vídeo publicado em seu perfil oficial no Instagram.

"A gente tem que falar dessa história, a gente não pode nunca deixar essa história passar ou morrer. Mas vocês sabem também que eu nunca escondi que a história do Ayrton é muito maior que meu relacionamento com ele, meu relacionamento com ele foi o último ano e meio de vida dele. Porém, foi ao meu lado e essa história também me pertence. E também foi uma história vivida intensamente, cheia de amor, cheia de diversão, um Ayrton completamente diferente de tudo aquilo que vocês já viram", afirmou a apresentadora em trecho da gravação que viralizou nas redes sociais.

Senna
Senna ao lado de Galisteu e a atriz Julia Foti - Divulgação/Revista Caras e Divulgação/Netflix

Família quebra o silêncio

Antes mesmo de Adriane se posicionar, a sobrinha de Ayrton, Bianca, comentou a polêmica em entrevista ao UOL, divulgada no último dia 2. 

De acordo com ela, o foco da série não era a vida amorosa do tio. Bianca relembrou que o 'lado romântico' não levou Ayrton para a História.

"O foco da história não é o lado romântico do Ayrton, porque não é isso que fez a história dele ser relevante, do tamanho que ele é para o Brasil e o mundo. Ele teve namoradas, e estava, sim, namorando com a Adriane naquela época", disse ela ao veículo.

Bianca também lamentou, dada a importância da trajetória de Ayrton, que o tópico tenha se tornado preocupação para os internautas. 

Então a gente tratou isso com naturalidade dentro do enredo em que estávamos pensando. É uma pena que as pessoas fiquem com essa preocupação tão grande com relação a isso, porque não foi por isso que o Ayrton virou quem ele é".

Também ao veículo, o ator Gabriel Leone, que deu vida a Senna na produção, comentou o tempo de tela reduzido de sua colega de elenco. De acordo com ele, a produção não se aprofundou no período em que Ayrton namorou Adriane.

"Não acho que faltou explorar mais. Foi uma escolha da construção do nosso roteiro. Não teve nada a ver com Galisteu. Contamos sobre 1991 e pulamos para o último final de semana da vida de Ayrton, em 1994. Não aprofundamos em 1992 e 1993, período em que ele conheceu Adriane. Ficaria repetitivo dentro da construção da nossa história", disse ele.

Todos os episódios de Senna já podem ser conferidos no catálogo da plataforma de streaming Netflix.