Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Princesa Diana

Natal ao lado da família real era um pesadelo para a princesa Diana

Casada com o então príncipe Charles o Natal de tradições e regras ao lado da família real não agradava Diana, princesa de Gales

por Thiago Lincolins
[email protected]

Publicado em 09/12/2024, às 11h32 - Atualizado em 11/12/2024, às 07h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O príncipe Charles ao lado da princesa Diana, sua esposa - Getty Images
O príncipe Charles ao lado da princesa Diana, sua esposa - Getty Images

Embora o Natal seja a época favorita de muitas pessoas, as tradições e regras da realeza britânica desagradavam à princesa Diana, na época casada com o então príncipe Charles, filho da rainha Elizabeth II.

Andrew Morton, biógrafo da princesa, afirmou que a princesa de Gales não era muito fã da comemoração do Natal na propriedade da realeza em Sandringham. O escritor afirmou, repercute a revista People, que a primeira celebração do tipo da jovem Diana já não a agradou.

Na época, em 1981, ela estava grávida e arrumou um tempo "para comprar presentes caros e atenciosos para seus novos familiares", repercutiu a Vanity Fair. No entanto, foi em vão. 

Presentes

Isso porque Diana se sentiu frustrada quando descobriu que a troca de presentes na família real era levada como brincadeira. Um exemplo disso é que a princesa comprou para Anne, irmã de Charles, um suéter caro e recebeu um suporte de papel higiênico em troca.

Princesa Diana
A princesa Diana - Getty Images

"Sei que dei, mas não me lembro de ter recebido. Não é horrível? Eu dou todos os presentes, e Charles assina os cartões. [Foi] assustador e muito decepcionante. (...) Muita tensão, comportamento bobo, piadas bobas que os de fora achariam estranhas, mas os de dentro entenderiam", afirmou Diana ao biógrafo.

Tradição

O cabeleireiro de Diana, Richard Dalton, afirmou no livro The Royals, de Kitty Kelley, que a princesa odiava celebrar a data ao lado da realeza.

"Ela [Diana] me disse que estava muito frio e que o jantar tinha que acabar às 3 horas. 'São 3 horas e é hora de me assistir na TV', ela dizia, imitando você-sabe-quem. A família real teve que assistir à mensagem de Natal da Rainha na televisão. Diana disse que era uma performance de comando", explicou ele.

O ano de 1991 marcou o último Natal de Diana ao lado da família real em Sandringham. Em dezembro de 1992, ela e Charles se divorciaram oficialmente. O episódio é retratado em forma de fábula no filme 'Spencer', de 2021.