Após atacar a juíza Mary Kay Holthus em janeiro, Deobra Redden foi só recentemente condenado a pelo menos 26 anos de prisão; relembre o caso
Publicado em 11/12/2024, às 09h31
Em janeiro, uma notícia que tomou as manchetes dos Estados Unidos foi quando um homem chamado Deobra Redden, então com 31 anos, atacou a juíza Mary Kay Holthus enquanto ela lia sua sentença de prisão, por tentativa de agressão com lesões corporais graves. Nesta terça-feira, 10, o agressor foi condenado pelo ataque que se tornou viral.
Conforme repercute o g1, Redden foi condenado a uma pena de 26 a 65 anos de prisão. Esta condenação, por sua vez, inclui julgamento pelo ataque à juíza, que felizmente conseguiu se livrar sem ferimentos preocupantes; apenas um xerife saiu ferido. O ataque foi filmado pelo circuito interno de vídeo, e na época o agressor havia sido condenado apenas a entre 19 e 48 meses de prisão.
Man attacks Las Vegas judge at sentencing 👀 pic.twitter.com/nMaJUVapW3
— Daily Loud (@DailyLoud) January 3, 2024
Sobre a agressão de janeiro, Redden declarou-se culpado no tribunal, alegando que estava mentalmente doente. Por isso, inclusive, sua defesa pediu uma condenação de até 11 anos — porém, a condenação foi agravada após o episódio.
Não sou uma má pessoa, não sou um cara malvado", disse Redden à juíza no novo julgamento. "Não estou justificando minhas ações, mas digo que não sou uma má pessoa, e sei que não tentei matar Mary Kay Holthus, sei que me importava com seu bem-estar".
Porém, Mary Kay Holthus disse em comunicado que era favorável a sentenciá-lo à maior pena possível. "Ele tomou a decisão consciente de me matar e fez tudo o que foi possível para consegui-lo", afirmou no texto lido no tribunal.
Essa opinião se baseia na avaliação de médicos sobre Redden, que concluíram que ele compreendia o que era certo e errado. Ela também alegou que não teria sido apenas um ataque pessoal: "foi também um ataque contra o Poder Judiciário".
Na nova sentença, Redden foi condenado com várias penas consecutivas, e só terá direito a pedir liberdade condicional depois de 26 anos.