Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Lula

Lula critica Musk: ‘Bilionários preferem colonizar Marte a cuidar da Terra’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar “devaneios de bilionários que preferem colonizar Marte a cuidar da Terra”

Luiza Lopes, sob supervisão de Éric Moreira Publicado em 07/08/2024, às 11h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - Getty Images
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - Getty Images

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar “devaneios de bilionários que preferem colonizar Marte a cuidar da Terra”. A fala ocorreu durante evento de lançamento da pedra fundamental do Centro Espacial Nacional (CEN) do Chile, em Santiago, nesta terça-feira, 6.

A crítica velada foi ao bilionário sul-africano Elon Musk, proprietário de empresas como Space X, Tesla e X (antigo Twitter).

‘Terra precisa ser cuidada’

Musk possui um plano antigo de colonizar Marte. Em julho, ele prometeu propiciar a vida de 1 milhão de pessoas no planeta vizinho em até 20 anos. No entanto, a Nasa, agência espacial norte-americana, calcula que humanos nem cheguem a pousar por lá até 2040.

"Os devaneios de bilionários que preferem colonizar Marte a cuidar da Terra não substituem a ação e a orientação do Estado. Para que os benefícios do desenvolvimento espacial sejam compartilhados por todos, é imprescindível que sejam fomentados em marcos sólidos de políticas públicas", disse Lula.

Em junho, durante encontro da Conferência Internacional do Trabalho (CIT), em Genebra, Suíça, o presidente defendeu a taxação dos super-ricos e criticou a concentração de renda global, conforme repercute o UOL.

Nunca antes o mundo teve tantos bilionários. Estamos falando de 3 mil pessoas que detêm quase US$ 15 trilhões em patrimônio. A concentração de renda é tão absurda que alguns indivíduos possuem seus próprios programas espaciais. Não precisamos buscar soluções em Marte. É a Terra que precisa do nosso cuidado", afirmou em referência a Musk.