Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Alemanha

Por saudação e canto nazista em cervejaria, 16 alemães são investigados em Munique

Grupo teria feito gesto e proferido frase de saudação de vitória nazista enquanto se reuniam em cervejaria de Munique

Fabio Previdelli
por Fabio Previdelli
[email protected]

Publicado em 13/06/2024, às 12h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Getty Images
Imagem ilustrativa - Getty Images

A polícia alemã investiga 16 pessoas que teriam gritado um slogan nazista em uma cervejaria de Munique, conforme aponta um comunicado divulgado na última quarta-feira, 12. 

O episódio aconteceu no dia anterior, quando um homem de 26 anos teria feito um gesto nazista e logo em seguida proferido uma frase relacionada a "organizações proibidas", informaram as autoridades. O resto do grupo teria interagido com as ações. 

Em entrevista à emissora estatal Bayerische Rundfunk, conforme repercutido pela CNN Brasil, uma testemunha apontou que o líder do grupo teria gritado ‘Siel Heil’ (‘Salve a Vitória’, em português) diversas vezes. 

Onda da extrema-direita

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha baniu a utilização de slogans e símbolos ligados ao nazismo em outros grupos anticonstitucionais. Ainda assim, o país enfrenta o crescimento da extrema-direita e o aumento do número de casos de racismo e antissemitismo.  

+ TikTok virou arma da ultradireita alemã e impulsionou candidato revisionista

Antes minoria entre os jovens no país, o partido Alternativa para a Alemanha (AfD) aumentou sua base através da popularização do líder Maximilian Krah no TikTok. Krah, porém, é conhecido por seu revisionismo histórico ligado ao Holocausto e ao contexto da Segunda Guerra. O que tem gerado grande preocupação no país.