Passagem dos meninos de Liverpool por terras nipônicas aconteceu em 1966; desde então, imagens são centro de uma batalha judicial
Em 1966, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr desembarcaram no Japão para uma única turnê. Na ocasião, a polícia local gravou um vídeo de cerca de 35 minutos do quarteto de Liverpool pelo país.
Desde então, uma longa batalha judicial colocou as imagens, em preto em branco e sem áudio, longe do conhecimento público. Mas essa disputa teve fim após cerca de 56 anos da passagem dos Beatles em terras nipônicas.
Segundo a AFP, agora, a filmagem está liberada para livre acesso no YouTube. O vídeo começa mostrando os quatro cantores saindo do avião, vestidos de quimonos. Há também fotos deles se apresentando em frente a uma multidão descontrolada no Budokan, em Tóquio.
Entretanto, algo ainda chama a atenção no vídeo: todas as pessoas que aparecem nas imagens — com exceção de John, Paul, Ringo, George — estão com seus rostos borrados; o que acontece por conta da lei de respeito à vida privada.
Foi esse fator, aliás, que começou todo o imbróglio judicial, o que fez com que o fãs fizessem um pedido à Suprema Corte japonesa. A alegação é que, após todo esse tempo, é impossível identificar as pessoas que aparecem no vídeo.
Além do mais, o registro trata-se de um “documento histórico”, apontam. Em 2018, porém, o tribunal rejeitou esses argumentos, mas nos últimos dias, o documento se tornou público, mas com os rostos borrados — exceto dos Beatles.