Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Prince

Por que documentário sobre Prince foi suspenso da Netflix?

Após quatro anos sendo produzido, documentário sobre o cantor Prince — de 'Purple Rain' — foi suspenso pela Netflix; entenda!

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 18/07/2024, às 17h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O cantor e músico Prince - Getty Images
O cantor e músico Prince - Getty Images

Nos últimos quatro anos, o cineasta Ezra Edelman vinha produzindo para a Netflix um documentário sobre o emblemático músico, cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor, ator norte-americano, Prince. No entanto, segundo repercutido nesta quinta-feira, 18, pela Variety, a produção foi suspensa.

Conforme repercutido pela Rolling Stone Brasil, a razão para a suspensão foi o espólio do músico — que faleceu em 2016 aos 67 anos — ter alegado uma série de imprecisões factuais e representações sensacionalistas sobre o ídolo pop.

Vale mencionar que o acordo original para o documentário nunca foi divulgado oficialmente, mas já foi relatado ainda em 2018 pela Variety. A partir disso, Edelman foi cotado para substituir Ava DuVernay, que dirigiria o documentário originalmente, recebendo amplo acesso aos arquivos de Prince e, assim, produzindo seu próprio corte para a produção.

Após quatro anos trabalhando no projeto, Ezra Edelman entregou, finalmente, um recorte de nove horas para o documentário, o que excedeu o acordo original, que estabelecia seis horas. Assim, o espólio passou a reter os direitos musicais para a produção e, para a Netflix, lançar um documentário sobre Prince sem suas músicas poderia facilmente se tornar um fiasco; por isso, a produção foi suspensa.

Críticas

Não bastasse o tempo além do previsto inicialmente, os herdeiros de Prince também criticaram o que viram da produção, alegando que ela é sensacionalista com uma série de eventos e que não havia verificado adequadamente os fatos sobre a vida do artista. Segundo fontes, as imprecisões não giram em torno de revelações de uso de drogas ou questões sexuais, mas principalmente por disputar sobre controle do conteúdo.

+ Sinéad O’Connor relatou agressão do cantor Prince: 'Abusador de mulheres'

Vale mencionar ainda que, desde a morte de Prince, seu espólio vem enfrentando uma série de disputas e batalhas legais.