Três pessoas, incluindo duas crianças, sobreviveram à queda de um avião no último fim de semana; aeronave de pequeno porte caiu em lago congelado
Um avião de pequeno porte caiu em um lago congelado no Alasca, mas seu piloto e duas crianças foram resgatados com vida após uma operação de busca noturna. A aeronave, de modelo Piper PA-12 Super Cruiser, foi reportada como desaparecida na noite de domingo, por volta das 22h30 (horário local), após não retornar à base conforme o previsto.
O paradeiro do avião foi descoberto cerca de 12 horas depois, quando outro piloto o avistou no Lago Tustumena e notificou as equipes de resgate. Inicialmente, Terry Godes, responsável pela localização da aeronave, temeu ter encontrado um acidente fatal.
“Meio que partiu meu coração ver isso”, disse ele à Associated Press. “mas, conforme eu me aproximava e descia, eu podia ver que havia três pessoas no topo da asa. Eles estavam vivos, responsivos e se movendo.”
De acordo com o portal O Globo, uma imagem divulgada pela mídia local mostrou o avião parcialmente submerso, com três ocupantes sobre as asas: um homem de 38 anos e duas meninas, suas parentes. Segundo a polícia estadual do Alasca, a aeronave foi encontrada na costa leste do lago Tustumena na manhã de segunda-feira.
As equipes de resgate enfrentaram temperaturas abaixo de zero para localizar os sobreviventes durante a noite. O piloto e as crianças foram levados ao hospital com ferimentos leves. O homem apresentou sinais de hipotermia, mas não corre risco de morte.
Dale Eicher, um dos pilotos envolvidos na busca, destacou que o grupo teve sorte de sobreviver. “Eu não esperava que os encontrássemos, e não esperava que os encontrássemos vivos”, declarou à emissora KTUU. “Já fiz algumas buscas e resgates no passado, mas nem sempre o resultado é tão bom.”