Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Coração de titânio

Pela primeira vez na história, paciente recebe coração feito de titânio

Implante foi realizado no estado americano do Texas; o paciente é um homem de 58 anos com insuficiência cardíaca terminal

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 06/08/2024, às 08h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Coração de titânio - Divulgação/BiVACOR
Coração de titânio - Divulgação/BiVACOR

Um americano de 58 anos, com insuficiência cardíaca terminal, foi o primeiro a receber um coração feito de titânio. O implante ocorreu no Baylor St. Luke's Medical Center, no Texas, e o paciente viveu oito dias com o órgão artificial antes de receber um transplante.

Desenvolvido pela empresa BiVACOR, o Coração Artificial Total (TAH) é projetado para bombear o sangue sem bater como um coração verdadeiro. O dispositivo é destinado a pacientes terminais, oferecendo uma solução temporária até a chegada de um doador.

Segundo informações do portal Galileu, ele usa o mesmo princípio físico dos trens de levitação magnética e possui um rotor cilíndrico que bombeia o sangue sem atrito, aumentando sua durabilidade.

Alimentado por um controlador externo conectado através do estômago, o coração é feito de titânio, um material resistente à corrosão e ao desgaste. O TAH, do tamanho de um punho fechado, é adequado para a maioria dos adultos e pode suportar atividades físicas leves.

Anos de estudo

Após dez anos de pesquisa, a BiVACOR recebeu aprovação da FDA para testar o dispositivo em até cinco pacientes com insuficiência cardíaca terminal em 2024. A cirurgia marca o início de um estudo clínico que visa avaliar a viabilidade e certificar o dispositivo.

Daniel Timms, fundador da BiVACOR, expressou orgulho pelo sucesso do primeiro implante. “Essa conquista não teria sido possível sem a coragem do nosso primeiro paciente e sua família, a dedicação da nossa equipe e nossos colaboradores especialistas no The Texas Heart Institute. Nosso TAH nos deixa um passo mais perto de fornecer uma opção desesperadamente necessária para pessoas com insuficiência cardíaca em estágio terminal”, disse em seu site oficial.