Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Papa Francisco

Papa Francisco tem discurso interrompido por ativistas de direitos dos animais

Ativistas de direitos dos animais, empunhando cartazes contra as touradas, interromperam um sermão do pontífice no Vaticano

Papa Francisco em foto recente - Getty Images
Papa Francisco em foto recente - Getty Images

Nesta quarta-feira, 7, um grupo de ativistas do Peta interrompeu um sermão do papa Francisco no Vaticano para protestar contra as touradas na Europa, usando camisetas e cartazes com a mensagem: "tourada é um pecado". O pontífice, então, interrompeu seu discurso para observar o protesto, que levou à detenção dos manifestantes pelos guardas locais.

Após o ocorrido, a ONG Peta, dedicada à defesa dos direitos dos animais, assumiu a responsabilidade pelo ato e exigiu que o papa Francisco se pronunciasse sobre as touradas, ainda permitidas em várias regiões da Europa.

"Todos os anos, dezenas de milhares de touros são atormentados e abatidos em festivais de touradas ao redor do mundo, muitos dos quais são realizados em homenagem a santos católicos", disse a organização em suas redes sociais.

Além disso, conforme repercutido pelo G1, os ativistas também alegam que alguns padres católicos concedem bênçãos a toureiros.

Questão histórica

No século 16, o papa Pio V proibiu as touradas, considerando-as "mais adequadas aos demônios do que aos homens". No entanto, a prática foi reintroduzida na Espanha, França, Portugal e em vários países latino-americanos.

Após a detenção dos manifestantes, o papa não se pronunciou sobre o protesto. Embora Francisco frequentemente aborde temas como o aquecimento global e a proteção ambiental, ele raramente comenta questões relacionadas aos direitos dos animais.

Essa foi a primeira audiência semanal do papa após um mês de férias de verão em julho. Devido ao calor, a audiência, que normalmente ocorre na Praça São Pedro, foi transferida para o salão de audiências do Vaticano nesta quarta-feira.