O comentário aconteceu no último domingo, 6, durante um voo para Roma
No último domingo, 6, em uma declaração durante um voo de Lisboa para Roma, o papa Francisco realizou um comentário sobre os homossexuais. Na ocasião, o Pontífice disse que a Igreja Católica "está aberta a todos, inclusive aos homossexuais". Ele ainda destacou que "cada um escolhe Deus a seu modo".
Durante o momento, o argentino afirmou:
A Igreja é aberta para todos, mas isso não quer dizer que os sacramentos são abertos para todos da mesma maneira. Existem legislações que regulam a vida dentro da Igreja".
Segundo repercutiu o portal de notícias do UOL com informações da ANSA Brasil, o papa, que voltava da edição de 2023 da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) falou também que "se uma pessoa não pode realizar os sacramentos, isso não significa que a igreja esteja fechada", pois "todos encontram Deus dentro da igreja, a igreja é a mãe".
No mesmo voo em que o papa Francisco disse tal discurso, ele ainda comentou:
Cada um escolhe Deus para o seu caminho e a Igreja os guia. Não gosto de dizer sim aos outros não. Cada um procura um caminho para seguir em frente".
Além disso, ele disse: "não se pode dizer não aos homossexuais" e aos demais, pois "o Senhor é claro, não distingue entre doentes e sãos, velhos e jovens ou bonitos e feios".