Diversas partes bem preservadas da aeronave foram desenterradas em uma região rural da Polônia
Obras numa via expressa em Suwałki, Polônia, revelaram impressionantes destroços do avião ofensivo IL-2 da União Soviética utilizado na Segunda Guerra Mundial. De acordo com a Direção Geral de Estradas e Autoestradas (GDDKiA) do país, entre as partes reveladas, localizou-se um motor V-26 Mikulin AM38F de 12 cilindros.
Além disso, o episódio também revelou uma placa de identificação da aeronave e partes bem preservadas do equipamento de navegação do veículo, assim como um canhão de bordo do modelo WJa-23, com 23 milímetros de espessura e bom estado de conservação.
Como o armamento passou a ser reproduzido em 1941, o objeto foi datado no fim da guerra. É provável que a aeronave fora abatida pelo esforço antiaéreo da Alemanha Nazista durante a disputa no Leste Europeu.
Também foi revelado que as partes do veículo não estavam nas proximidades do provável local de queda: muitos de seus elementos, de fácil extração, foram roubados por residentes locais no pós-guerra e usados na implementação de equipamentos agrícolas.
Confira as imagens abaixo.