Nesta segunda-feira, 2, o Google homenageia a Trilha dos Apalaches
Nesta segunda-feira, 2 de outubro, aqueles que abrem a página inicial do buscador Google se depararam com uma ilustração em homenagem à Trilha dos Apalaches. Esta, por sua vez, compreende um caminho de 2.190 milhas — cerca de 3.520 quilômetros —, que se estende por 14 estados nos Estados Unidos.
Graças a essa impressionante extensão, a Trilha dos Apalaches é conhecida como a "trilha de caminhada mais longa do mundo". Serviu, ao longo das últimas décadas, como importante refúgio para milhares de turistas e entusiastas ao ar livre. Vale destacar que ela atravessa uma série de paisagens, incluindo florestas, rios e cumes de montanhas.
A razão para a homenagem neste dia de 2 de outubro, por sua vez, se deve ao fato de que nessa mesma data, em 1968, a Trilha dos Apalaches foi designada oficialmente como uma das primeiras Trilhas Cênicas Nacionais dos Estados Unidos, o que lhe concedeu proteção federal, de acordo com o Google Discovery.
Ver essa foto no Instagram
A ideia de estabelecer a hoje conhecida como Trilha dos Apalaches como uma rota de caminhada natural foi proposta, a princípio em 1921, pelo engenheiro florestal, planejador e conservacionista americano Benton MacKaye.
Originalmente com o plano "Uma Trilha dos Apalaches: Um Projeto de Planejamento Regional", previa acampamentos autossustentáveis dispostos ao longo da trilha.
Rapidamente, a causa despertou a atenção de outras pessoas, e logo foi formada a Conferência da Trilha dos Apalaches. Anos depois, em 1937, a rota foi conectada e passou a se estender da Montanha Springer, na Geórgia, até o Monte Katahdin, em Maine. Apenas em 2014 o último trecho significativo de terra foi absorvido à trilha, tornando-a como é hoje.
Na década de 1940, o aventureiro americano Earl Shaffer foi a primeira pessoa a concluir uma caminhada completa pela Trilha dos Apalaches, e a partir daí grande interesse surgiu em outras pessoas. Hoje, estima-se que mais de 14 mil pessoas já tenham completado o trajeto.
+ A mulher que passou 26 dias perdida nos Apalaches
Hoje, uma série de serviços norte-americanos auxiliam na manutenção e preservação da histórica Trilha dos Apalaches, e milhares de pessoas se aventuram todos os anos na caminhada.