Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

'Nostradamus das eleições' revela quem irá assumir a presidência dos EUA

Conhecido como "Nostradamus das eleições", o analista eleitoral Allan Lichtman fez sua previsão para as eleições presidenciais dos Estados Unidos

Luiza Lopes Publicado em 10/09/2024, às 13h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Allan Lichtman, conhecido como "Nostradamus das eleições" - Reprodução/The New York Times
Allan Lichtman, conhecido como "Nostradamus das eleições" - Reprodução/The New York Times

Conhecido como "Nostradamus das eleições", o analista eleitoral e professor de História da American University Allan Lichtman fez sua previsão para as eleições presidenciais de 2024 dos Estados Unidos

Em vídeo publicado pelo New York Times, Lichtman afirmou que a democrata Kamala Harris vencerá o ex-presidente Donald Trump e se tornará a primeira mulher presidente do país.

kamala
Kamala Harris, candidata democrata às eleições presidenciais dos Estados Unidos / Crédito: Getty Images

'Vantagem'

O analista eleitoral, conhecido por seu modelo das "Chaves para a Casa Branca", previu corretamente o resultado de nove das últimas dez eleições presidenciais desde 1984. Seu modelo analítico, baseado em 13 perguntas sobre fatores-chave, sugere que Harristerá uma vantagem sobre Trump.

Apesar disso, o analista observou que eventos imprevistos, como crises internacionais, podem impactar o resultado.

As coisas podem mudar? Claro. Não posso prever o que vai acontecer no mundo, e temos duas guerras em andamento. Mesmo que Harris perdesse as minhas 'chaves de política externa/militar', ela ainda estaria apenas com cinco 'chaves' contra ela, uma a menos do que as seis necessárias para prever a derrota do partido no poder", explicou em entrevista à Reuters.

Lichtman também mencionou que a desistência de Joe Biden da corrida eleitoral em julho fez com que os democratas perdessem uma "chave" importante. A eleição de 2024 ocorrerá em 5 de novembro, e a vitória dependerá de conquistar 270 votos eleitorais.

O sistema do analista avalia o cenário político e prediz a eleição com base em fatores como economia, agitação social e sucesso militar, ajustando suas previsões conforme mudanças nas circunstâncias.